sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Após dizer que não havia equívoco no aumento da passagem, Paulo Garcia recua e sofre primeira grande derrota política

Ao anunciar a revogação do aumento no preço da tarifa de ônibus, o prefeito Paulo Garcia (PT) sofreu sua primeira grande derrota política neste mandato. O ato de recuo diante do protesto iminente mostra que o até então inflexível prefeito foi obrigado a rever sua posição e atender ao apelo popular.

Conhecido por ser cabeça dura e ouvir pouco seus aliados, o prefeito evitou num primeiro se manifestar a respeito do aumento abusivo e parecia convicto de que nem mesmo a força do povo poderia ser capaz de reduzir o preço da passagem.

O prefeito desafiou até mesmo os estudos feitos pelo Procon Estadual, que logo de cara encontrou equívocos na tabela usada pela CMTC. Paulo Garcia bateu o pé. E na semana passada afirmou que não havia equívocos nos cálculos realizados para aumentar a tarifa.

Até mesmo aliados ficaram surpresos com a declaração do prefeito. Mesmo porque a Justiça tinha acabado de conceder liminar favorável ao Procon Estadual determinando a derrubada do reajuste. Paulo Garcia parecia disposto a peitar a tudo e todos e manter o aumento abusivo da tarifa.

No entanto, o prefeito petista deve ter visto o que aconteceu com seu colega Fernando Haddad, prefeito de São Paulo. Haddad também se comportava como Garcia. Mas, a tentativa de invasão da prefeitura paulistana foi a gota d’água. Haddad percebeu que a coisa era séria e foi pedir conselho ao mago Lula. O ex-presidente foi duro e mandou seu pupilo revogar o aumento.

Na final da tarde de quarta-feira, Haddad ao lado do governador Geraldo Alckmin anunciou que o preço antigo seria mantido em São Paulo. Mais tarde, em conversa com Marconi Perillo, Paulo Garcia também procurava uma solução. O petista não quis esperar o protesto desta quinta e junto com Marconi decidiu anunciar a revogação.

Paulo Garcia é o grande derrotado nesse episódio.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...