quinta-feira , 18 abril 2024
Goiás

Promotor diz na TV que o MP “põe corruptos na cadeia”. Em Goiás, não. Cita um, doutor

Um promotor (a matéria não esclarece se é estadual ou federal) chamado Dênis Bimbati (que nome…) aparece em uma reportagem da TV Anhanguera, durante a pequena manifestação (foi o apresentador Marcelo Rosa que chamou de pequena) da manhã deste sábado no Centro de Goiânia, contra a PEC 37.

Olha o que ele diz: “Ninguém quer impunidade. O Ministério Público quer investigar, quer fazer o seu papel. Essa confiança que a população deposita no Ministério Público, com certeza, nos fará desempenhar ainda mais para que corruptos sejam postos na cadeia”.

Vamos examinar essa declaração por partes, como diria Jack, o Estripador.

Em seu português claudicante (veja como ele usa o verbo “desempenhar”), o dr. Bimbati torce a verdade, logo de cara, ao dizer que a PEC 37 favorece a impunidade.

Esse argumento já foi mais do que desmentido. A própria Ordem dos Advogados do Brasil já se declarou a favor da PEC 37, por entender que é uma medida de consolidação da democracia e do Estado de Direito no Brasil, ao impedir que o MP tenha superpoderes e se transforme em uma instituição ditatorial.

Depois, o promotor afirma que o “Ministério Público quer fazer o seu papel”. Ora, para isso, o MP não necessita de superpoderes. A ineficiência da instituição na crise do transporte coletivo em Goiânia decorreu não de PEC 37, aprovada ou rejeitada, mas da omissão, com as seguidas promessas de ingressar com ações, deixando desamparados os usuários do transporte coletivo de Goiânia – socorridos pelo Procon, que fez o papel do MP e obteve na Justiça uma liminar suspendendo o aumento abusivo da tarifa.

Em seguida, o dr. Bimbati revela que “a população deposita confiança no Ministério Público”. Quem garante? Tem pesquisa para provar? Recentemente, o MP de Goiás quase foi arrastado no turbilhão do caso Cachoeira. Em outros Estados, há casos de promotores cometendo crimes e até matando pessoas. Será que a população, aliás como se vê nas manifestações hoje desconfiada de tudo e de todos, confia mesmo no MP?

Por fim, o dr. Biombati promete “desempenhar” (cruz credo) ainda mais para que os corruptos sejam postos na cadeia”.

Tá. O blog 24 Horas faz um desafio ao promotor: que apresente um – apenas um – corrupto que o Ministério Público botou na cadeia aqui em Goiás.

Não tem nenhum.

O MP não “desempenhou” e não botou ninguém na cadeia.

Fecha a boca, dr. Pelo menos assim não sai bobagem.