sexta-feira , 19 abril 2024
GoiâniaImprensa

“Mal avaliado, Paulo Garcia tira votos de Iris em Goiânia”, diz Goiás 247

O site Goiás 247, hospedado no portal Brasil 247, fez análise do desempenho pífio de Paulo Garcia na pesquisa.

O petista fracassou tanto na corrida para governador, como na avaliação de sua gestão. Um fracasso retumbante.

A matéria diz que Iris Rezende precisa ter jogo cintura para reerguer Paulo Garcia e assim não se prejudicar com a baixíssima popularidade do prefeito. Afinal, Iris quer ser candidato ao governo e ter um aliado enfraquecido na Capital não ajudaria em nada o cacique peemedebista.

Veja a matéria:

MAL AVALIADO, GARCIA TIRA VOTOS DE IRIS EM GOIÂNIA

Goiás247 – Favorito para encabeçar a chapa da oposição na disputa pelo governo de Goiás em 2014, o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) tem agora um problema a mais para administrar. Precisará explicar para o eleitor goianiense as razões do apoio incondicional dado ao petista Paulo Garcia, prefeito reeleito da Capital, cuja avaliação positiva foi medida pelo Serpes a pedido do jornal O Popular em rasos 18,2%.

A comparação pode ser imprópria do ponto de vista metodológico, mas politicamente é impossível deixar de notar que, vencedor das eleições de 2012 já no primeiro turno, com 57,68% dos votos, a dilapidação do capital político de Paulo Garcia de lá para cá é espantosa, quase 40%. Não é, porém, inexplicável. Célebre no bastidor, motivo de análises entre articulistas, a arrogância do prefeito foi inflada por seu sucesso nas urnas. Fez-se notada pelo cidadão comum.

Um exemplo. Paulo desconsiderou solenemente os rogos da oposição na Câmara Municipal e da sociedade. Com mão de ferro, martelou até mesmo aliados históricos, correligionários, para garantir a aprovação de uma revisão extemporânea do Plano Diretor contra os interesses da coletividade – o maior, talvez o único beneficiado com a mudança, foi a empresa Hypermarcas, que está entre as maiores financiadoras das campanhas do PT.

Mas, se o prefeito julgou-se ungido pelas urnas para promover mudanças urbanísticas profundas sem o devido debate, a sociedade acaba por dar-lhe um choque de realidade. Primeiro, nas críticas contumazes de instituições do calibre da Universidade Federal de Goiás, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público Estadual. Depois, por uma condenação judicial de improbidade. Por fim, o eleitor exige que o prefeito reoriente a bússola de sua atuação político-administrativa, hoje apontada para o abismo.

Os números do Serpes revelam que Garcia está na lona. O prefeito foi rebaixado da posição de governadoriável (aparece com mísero 1,5%) para a de peso morto. Para poder ajudar o padrinho Iris Rezende, terá de se levantar rapidamente, reconciliar-se com um eleitor cada vez mais desconfiado, insatisfeito e, como se vê nas ruas, indignado, disposto a mudar.

É preciso admitir que parte dessa indignação foi insuflada pelo próprio Garcia, que num timing impressionantemente desastrado, promoveu a fórceps o maior aumento percentual (11%) na tarifa do transporte coletivo entre as capitais brasileiras. Ele e sua equipe não foram capazes de antever o turbilhão que invadiria as ruas do Brasil, apesar dos alertas locais do Movimento do Passe Livre. Teve de recuar rapidamente, não sem antes ser desautorizado pela Justiça, que anulou o reajuste.

Ainda sobre o tema, Garcia terá de peitar o poderoso Setransp, não permitindo que o Citybus, serviço de transporte seletivo de Goiânia, deixe de circular. O prefeito deixou que fosse feito um balão de ensaio, anunciado o fim do serviço, e novamente a repercussão foi péssima. O Citybus é o que mais se aproxima da qualidade que a população deseja para o transporte coletivo. Excluí-lo será atrair contra si a fúria dos jovens do MPL.

Curiosamente, o Citybus foi uma imposição de Iris ao Setransp à época da licitação do transporte, para dar uma satisfação à sociedade, que queria experimentar algo que o transporte alternativo fracassou em oferecer. As empresas espernearam, mas Iris não cedeu. O cacique peemedebista tem aguçado senso de sobrevivência política, o que falta a Garcia.

Prefeito, Iris recuou diante de diversos interesses corporativos e econômicos na Capital, como no caso dos parquímetros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Não foram muitos, é verdade, mas mediando com sensibilidade política benefícios e desgastes, confrontou interesses poderosos em benefício da boa convivência com seu eleitorado. Falta essa sensibilidade a Garcia, que agora arrisca-se a converter-se no grande equívoco estratégico do padrinho.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...