quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesGoiás

O Hoje: Ronaldo Caiado aparece na mídia, mas não amplia os eleitores

Veja matéria publicada no jornal O Hoje, neste domingo:

Caiado aparece, mas não amplia eleitores

No cenário em que os partidos trabalham para apresentar propostas de reforma política, o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) tem ganhado projeções pelo combate aos projetos do governo federal,como o programa Mais Médicos,e a nova lei de redistribuição de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Único goiano indicado ao Prêmio Congresso em Foco 2013 – posto antes disputado pelo ex-senador Demóstenes Torres (sem partido), Caiado ganhou destaque na mídia nacional e se tornou referência de atuação da oposição no Congresso. No entanto, em Goiás, Caiado – e o grupo político comandando por ele – ainda aparece diminuto no termômetro que mede a preferência do eleitorado goiano para 2014.
Embora a fama de parlamentar atuante seja antiga,e tenha rendido a ele o quarto mandato, Caiado vive o momento de maior projeção da luta que sempre empreendeu. Enquanto partidos disputam a apresentação de propostas para consolidar a reforma política, ele sai em defesa de suas bandeiras e com o mérito de já ter acumulado discussões acerca das propostas que só agora estão sendo debatidas. Nos bastidores, as conversas são de que o deputado tem ocupado papel de destaque nacional que antes pertencia ao colega Demóstenes. Mas ao contrário do ex-senador, a projeção local ainda é pequenas e levado em consideração que Caiado articula candidatura dele ou do empresário Vanderlan Cardoso (PSB) ao governo do Estado no próximo ano.

“Existe uma dissonância entre política nacional e regional. Uma não acompanha a outra. Em Goiás, os principais líderes não tiveram grande projeção nacional”,analisa o cientista político Itami Campos, professor aposentado da UFG. Ao mesmo tempo em que tem avançado no campo nacional, alguns percalços dificultam o crescimento do deputado nas intenções de voto para o próximo ano, como estar ligado ao setor agropecuário.

“Embora se trate de um setor de grande relevância para a economia do País,e star ligado a uma bandeira específica pode ser uma limitação. Sem contar que o setor agropecuário é enxergado como elitista pela população. Talvez aí o fato de Caiado ainda não ter conseguido respaldo com as classes mais populares”, completa Campos, destacando que o eleitorado do democrata é tradicional e fiel.