quinta-feira , 18 abril 2024
Goiás

Para dirigente do PPS, ato racista de Kid Neto contra Barbosa é “inaceitável”

O professor universitário Nelson Soares dos Santos, dirigente do PPS em Goiás, publicou nota de repúdio contra o comportamento racista do ex-secretário geral do PMDB no Estado, Kid Neto. Nelson lamenta que o poder público – nas instâncias municipal, estadual e federal – não tenha se manifestado contrário à afirmação de Kid (que acusou o ministro Joaquim Barbosa de “agir como preto” ao negar cumprimento à presidente Dilma Rousseff).

Abaixo, o texto na íntegra:

Nota de Repúdio a Kid Neto por seu racismo:

Hoje ainda no aeroporto Afonso Pena em Curitiba onde fui participar de Oficina de Pesquisadores Rosacruzes na Morada do Silêncio, ao abrir a página do Jornal Opção, deparei com as matérias referentes às declarações de Kid Neto, Ex- Secretário Geral do PMDB, homem de alta importância dentro do PMDB Estadual e parte do STAF de Iris Resende Machado. O homem público Kid Neto, chamou nada menos que Joaquim Barbosa, Presidente da mais alta corte de Justiça do País, de preto, de forma racista e intolerável. A frase demonstrou o racismo presente na sociedade goiana, e tenho certeza que o mesmo utiliza do mesmo expediente no cotidiano com os negros com os quais trabalha.

Para além disso, o que mais assusta é a postura da sociedade Goiana. Até agora não vi nenhuma manifestação das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial Aparecida, ou de Goiânia, ou mesmo da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Goiás. Pior ainda, nenhuma manifestação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, nenhuma manifestação do Conselho Estadual de Direitos humanos. E mesmo, do Conselho Estadual de Educação, afinal, todo homem público é de alguma forma, um Educador.

Em um tempo que população aspira por mudanças, por abertura para uma nova era, uma busca de tolerância, não se pode aceitar tais posições. Espero Sinceramente que as pessoas precisam repudiar a atitude deste senhor. Inclusive eu espero o posicionamento do senhor Iris Resende Machado.

E que não me venham dizer que foi um equívoco, foi racismo puro e simples que merece o repúdio de todos os homens de bem.

Aeroporto de Congonhas em São Paulo
Nelson Soares dos Santos
Diretor da Fundacao Astrojildo – em Goiás e Membro Dirigente do PPS Goiás é Professor Universitário.