quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

O Popular desmascara mais uma mentira de Paulo Garcia: uma ciclovia está acabando e as outras não saem do papel

A cada dia vai desmonorando o castelo de promessas vazias vendido pelo prefeito Paulo Garcia na campanha de 2012, com a lorota da cidade sustentável.

O jornal O Popular desta sexta-feira desmascara mais uma mentira do petista: a construção de ciclovias em Goiânia.

Segundo a reportagem,  com um ano e dois meses de uso( será que alguém usa?), a ciclovia da avenida Universitária já está acabando.

As obras das demais pistas estão a passos lentos.

Como, aliás, tudo na gestão tartaruga de Paulo Garcia.

Veja a reportagem na íntegra:

 

Avenida Universitária

Com 1 ano e 2 meses de uso, ciclovia já está deteriorando

Prefeitura diz que enviará equipe para verificar danos. Obras de demais pistas estão a passos lentos

Maria José Silva 16 de agosto de 2013 (sexta-feira)

Um ano e dois meses depois de ter sido entregue à população, a ciclovia da Avenida Universitária começa a se deteriorar. Em alguns pontos da via, entre as Praças Cívica e Universitária, o concreto que reveste a faixa exclusiva para ciclistas apresenta desgastes como se estivesse ruindo, acabando. Em outros, no mesmo trecho, há rachaduras em toda a largura da pista.

Inaugurada em junho do ano passado, a ciclovia integra o complexo do Corredor Universitário. Ela tem cerca de 3 quilômetros de extensão e 2 metros de largura. Em todo o trajeto, a Prefeitura de Goiânia fez a reposição das árvores com espécies típicas do Cerrado.

Quando entregou a obra à população, o prefeito Paulo Garcia destacou que a ciclovia entre a Praça Cívica, no Centro, e a Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário, era o pontapé inicial para a estruturação de um projeto arrojado, que visa melhorar a mobilidade urbana. Além dela, estão previstas construções de ciclovias nos corredores da T-63, com 11 quilômetros de extensão, e da T-7, com 10,5 quilômetros.

Os danos no concreto da ciclovia do Corredor Universitário são tão significativos que no local tem-se a impressão de que não há revestimentos. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Luciano de Castro, informa que vai enviar uma equipe ao local para fazer uma análise do que está acontecendo e corrigir o problema.

“Vamos verificar se a questão é pontual, se o dano está relacionado à compactação ou à umidade para, depois, corrigi-lo”, destaca o secretário. A primeira etapa da ciclovia, entre da Praça Cívica à Praça Universitária, foi estruturada no período chuvoso, o que pode ter contribuído para a rápida deterioração.

Passos lentos

As obras para a construção da ciclovia no canteiro central da Avenida T-63 continuam a passos lentos. Há mais de dois meses, o trecho sobre a ponte no Córrego Cascavel está paralisado. O coordenador dos Corredores Preferenciais e Bicicletas Públicas da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo, Sávio Afonso, destaca que a interrupção neste ponto não significa paralisação, tendo em vista que a obra tem várias frentes de trabalho.

A primeira etapa da ciclovia, entre a Praça Félix de Bulhões, no Parque Anhanguera, e o Córrego Cascavel, já foi totalmente concretada. A abertura do processo licitatório para a aquisição de material como ferro, areia, brita e cimento para a continuidade da obra na ponte sobre o manancial foi feita na quarta-feita.

Ele antecipa que as paredes de proteção do vão da ponte serão destruídas. No local será colocada uma placa de ferro, o que vai garantir que neste ponto a ciclovia tenha o mesmo alinhamento do asfalto. As paredes laterais de transposição vão continuar existindo, servindo de proteção aos ciclistas.

O coordenador dos Corredores Preferenciais e Bicicletas Públicas assinala, ainda, que trabalhadores da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) concluíram a remoção do jardim e o serviço de terraplanagem do canteiro central da T-63, entre o Córrego e a Praça Nova Suíça. Atualmente, os servidores da Comurg estão implantando dutos para os postes de iluminação pública e revitalizando a Praça da Nova Suíça.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...