quinta-feira , 18 abril 2024
EleiçõesGoiás

Jornal A Rede: “Briga com Iris e ‘não’ do PT enterram candidatura de Jr. Friboi”

Veja reportagem publicada no jornal A Rede:

 

Briga com Iris e ‘não’ do PT enterram Friboi

Posted On 07 Set 2013

By : Thaís thais

Sucessão de erros elimina bilionário, que vai lamentar não ter ficado no PSB, pelo qual seria derrotado, mas ao menos se candidataria.

Quando o empresário Júnior Friboi mostrou interesse pela política, foi aconselhado: “Não mexa com isso”. Quando deixou de ser apenas financiador e mostrou interesse em se filiar, foi aconselhado: “Não se envolva nisso”. Quando optou pelo PSB, um bilionário no socialismo, foi aconselhado: “Não entre nisso”. Quando o vice-presidente o convenceu a trocar o PSB pelo PMDB, foi aconselhado: “Não participe disso”. A tudo Friboi sobreviveu, mas enterrou sua incipiente carreira quando viu que o PMDB estava dividido, resolveu peitar Iris Rezende e foi aconselhado: “Não faça isso”. Ele fez.

A sucessão de erros de Friboi começou por abandonar as empresas da família, o grupo JBS, com faturamento anual de R$ 100 bilhões, 12 vezes mais que a arrecadação do Estado que deseja administrar. Ao sair de seu nicho, sumiu o empresário bem-sucedido e nasceu o político lambão. Não deu uma dentro. Entrar no PSB foi como se Warren Buffett se naturalizasse e se candidatasse a presidente do Brasil pelo PSol (leia entrevista com Chico Alencar na página 9). Sair do PSB para o PMDB é como o dono da casa de carne virar vegetariano. E brigar com Iris foi só um gesto suicida de quem se cansou e deseja encerrar logo a carreira viúva porcina, a que foi sem nunca ter sido.

Friboi havia iniciado a formação de um grupo pelo PSB, que presidiu nos últimos dois anos. Participou ativamente de várias campanhas pelo Estado em 2012, elegeu dez prefeitos pelo PSB, mas em maio veio a surpresa: o vice-presidente da República, Michel Temer, o convidou e Friboi deixou PSB por PMDB. Sentiu-se como se trocasse um quilo de músculo por uma arroba de picanha. O churrasco deu indigestão, descambou em diarreia e anulou com Friboi.

Sua candidatura acabou. Se era uma brincadeira, findou, desfaz a roda. Se deveria ter sido levado a sério, não convenceu sequer a si próprio. Nesta segunda-feira, a Executiva do PMDB se reúne, inclusive com prefeitos, e Friboi vai tentar durar mais uns dias. Bobagem. Ao deixar um partido que presidia, unido em torno de seu nome e o tendo por líder, para pular num que polariza com o PSDB, demonstrou imaturidade. É como se o dono de uma lan house comprasse a Apple e descobrisse que sua parte da maçã era somente a lagarta. Que nem sob Jobs virou borboleta.