quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesGoiás

Nilson Gomes: “Ganhar de Marconi é difícil; com a oposição rachada, impossível”

Veja texto em que o jornalista Nilson Gomes analisa as chances da oposição vencer a eleição em 2014:

 

Marconi Perillo surfa no excesso de realizações, depois de chacoalhar na impopularidade nos dois primeiros anos do terceiro mandato. A boa vida do governador é obra da oposição. Quando ele ficou sem ar, o oxigênio saiu de Brasília, com uma CPI sem relatório e os bilhões dos cofres comandados por Dilma Rousseff. Desde então, Marconi se deu até o luxo de desmentir que seja candidato à reeleição, se recuperou nas pesquisas e só ainda não desceu o relho porque ainda não apareceu o lombo.

Diante de candidato tão forte, o que fizeram os adversários? Brigaram. Com ele? Não, com os próprios companheiros de agonia. Por isso, Marconi fez o X em Iris e tirou Júnior Friboi de letra, sem nem entrar no jogo. Fazer o X é uma gíria dos bastidores de campanha eleitoral para exemplificar quando um candidato tem, digamos 70%, o outro está com 10% e um vai só caindo, o outro só subindo, até que as linhas do gráfico se encontram. A próxima etapa é fazer o X. É o mesmo X que hoje se vê entre as fotos de Júnior Friboi e Iris Rezende.

Além dos dois pré-candidatos em guerra no PMDB, existem outros em guerra também em outros partidos de oposição. No PT, os grupos não se entendem, uns defendem Iris, outros pleiteiam candidatura própria a governador, com os prefeitos Paulo Garcia (Goiânia) ou Antônio Gomide (Anápolis). A aliança PT/PMDB já ruiu, está só os casos e apenas uma chapa muito forte uniria a turma toda. Os entrevistados de PMDB e PT dizem que só ganham de Marconi se juntarem, também, a chamada Via Alternativa, formada pelo DEM de Ronaldo Caiado, o PSB de Vanderlan Cardoso, o PDT do casal Morais e o PSC dos evangélicos. É um jogo de xadrez de alto nível, porque quem não consegue unir a própria sigla pretende unificar a aliança vencedora na Capital e no Brasil e ainda atrair a salada ideológica da Via Alternativa.

Um político que conhece bem Ronaldo Caiado disse que ele odiou ser tratado na imprensa como menino rejeitado. As notícias no fim desta semana são de que o PT discute entre seus figurões um modo de descer Caiado goela abaixo do petismo. Foi a melhor maneira de devolver Caiado ao marconismo ou, como quer o líder do DEM, deixá-lo à vontade para enfrentar o PMDB (adversário histórico da família Caiado) e o PT (inimigo figadal e pancreático do deputado). (N.G.)