quinta-feira , 28 março 2024
GoiásImprensa

Jornal Opção diz que censura de juiz ao blog 24 Horas, a pedido do PMDB e PT, não é ato democrático

Neste domingo, o Jornal Opção publica nota altamente esclarecedora sobre a censura decretada pelo juiz eleitor Airton Fernandes de Campos, a pedido do PMDB e PT, ao Goiás 24 Horas.

A nota vai ao ponto crucial da questão: quem se sente ofendido ou contrariado com alguma publicação deve recorrer ao direito de resposta ou, em em última análise, pode até processar na Justiça o veículo que divulgou a informação, crítica, comentário ou opinião.

Responder e processar, sim, censurar, como pediram o PMDB e o PT e o juiz eleitoral Airton Fernandes de Campos atendeu, não.

Veja a nota do Jornal Opção sobre a censura ao blog 24 Horas;

 

Censura ao jornalismo não é positiva à democracia

O Jornal Opção adota a seguinte posição: se uma reportagem desagrada uma pessoa, e se ela sentiu-se ofendida, é oferecido o espaço adequado para qualquer tipo de posicionamento. Se mesmo assim, a pessoa não ficar satisfeita, deve-se recorrer à Justiça — que é a instância democrática, portanto civilizada. Não questionamento isto. É lícito. É legal. É legítimo.

Mas não é democrático tentar impedir jornalistas de publicarem críticas. Que se exponha o contraditório, respondendo na mesma moeda às críticas, processem, exijam indenização — e até isto está virando negócio —, mas a tentativa de censurar é perniciosa. O PT e o PMDB têm o direito de recorrer à Justiça contra o blog Goiás 24 Horas, podem até processar seus profissionais. Mas censurar o blog não é democrático. A crítica tem de ser livre.