quinta-feira , 28 março 2024
EleiçõesGoiânia

Iris nega, mas impôs nome de Mizair para presidir PMDB em Goiânia, diz jornal

Veja matéria do jornal O Hoje:

 

Ex-prefeito avaliza Mizair para diretório

O diretório metropolitano do PMDB escolheu ontem o vereador Mizair Lemes Júnior para presidir a legenda pelos próximos dois anos, depois de um tenso processo de negociação, ao longo da semana, que envolveu o ex-prefeito Iris Rezende.

Apesar do aval do líder peemedebista, a definição em torno de Mizair só aconteceu às 11 horas, duas após o início da eleição para escolha do novo diretório. Em reunião na Câmara de Goiânia, por mais de duas horas, os três pré-candidatos – Mizair, Eudes Vigor e Célia Valadão – sentaram-se à mesa com os demais integrantes da bancada de vereadores, cada um defendendo a sua postulação.

Líder do prefeito Paulo Garcia (PT), Célia foi a primeira a abrir mão em favor de Mizair. Já Eudes resistiu até o último momento, quando, mesmo contrariado, foi convencido pelos demais colegas de partido a recuar.
Iris negou interferência no processo, mas admitiu ter pedido o consenso entre os pré-candidatos. “Eu pedi que permitissem que o sentimento partidário, nessa hora, falasse mais alto, e que já dessem uma demonstração disso encontrando um candidato de consenso”, frisou.

Ao mesmo tempo, evitou falar em preferência. Mas dos três nomes, a primeira opção seria por Célia, que comandou a Secretaria de Assistência Social na segunda gestão de Iris. Pesou contra o fato de ela ser a líder do prefeito na Câmara.

Vereador de primeiro mandato, Mizair foi eleito com a força do pai, que, na condição de vereador (o mandato dele se encerrou em dezembro de 2012), presidiu a Agência Municipal de Meio Ambiente. Alvo de denúncias de supostas irregularidades no órgão, ele foi exonerado por Paulo Garcia, em agosto do ano passado.

A rejeição do nome de Eudes Vigor, que assumiu mandato na Câmara com o licenciamento do titular, vem desde quando adotou uma postura mais crítica ao Paço. Ele não poupou nem mesmo Mizar Lemes, quando pipocaram denúncias contra ele na Amma.

Renovação
Para Iris Rezende, a escolha de um vereador jovem para dirigir o partido na capital mostra que o partido está aberto para dar oportunidade à juventude. “Eu tenho certeza que ele (Mizair Jr, de 23 anos) vai mostrar aos companheiros que um jovem é capaz de realizar”.

Apesar de ser novo na política, o vereador diz estar preparado para ser o presidente do diretório metropolitano. “Assumo buscando a unidade e consenso, para contribuir com o partido”, disse, acrescentando ter como desafio criar zonais em todos os bairros, como forma de buscar novas filiações. A legenda conta hoje com 40 mil filiados em Goiânia.
Mizair mostra que entendeu o recado de Iris, que o aconselhou ao eleito a busca de novos membros ao partido, como forma de dar continuidade ao forte apelo eleitoral na cidade, nos processos eleitorais. (Venceslau Pimentel)

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...