quinta-feira , 28 março 2024
Goiânia

Paulo Garcia pode encerrar ano com crises em três áreas: saúde, finanças e educação

O ano de 2013 não está sendo nada bom para Paulo Garcia. Depois de ser eleito numa eleição tranquila, o petista viu sua popularidade cair e a desconfiança da população mais que aumentar.

Grande parte do desgaste foi causado pela crise da saúde, que já se arrasta desde 2012. Cais sem médicos, sem remédios, sem atendimento digno e etc. Tudo isso foi mostrado (e continua sendo) a exaustão pela imprensa goianiense.

Para amenizar o caos, Garcia lançou um plano para a saúde. Ações efetivas não foram percebidas. Pode até ter havido uma pequena melhora, mas ainda longe do ideal.

No segundo semestre aflorou a crise financeira – turbinada ainda pelos escândalos dos supersalários. O vereador Geovani Antônio (PSDB) diz que a folha salarial de agosto só foi quitada porque entraram R$ 60 milhões da semana de reconciliação do IPTU. O tucano ainda prevê que os salários vão atrasar nos próximos meses.

Por falar em IPTU, o prefeito quer de qualquer jeito aumentar a alíquota do imposto. A medida está sendo criticada e os vereadores de oposição dizem que a única intenção do petista em mexer no IPTU é para aumentar a arrecadação e salvar os sofres do prefeitura.

Paulo Garcia agora terá de resolver outra crise: a da educação. A secretaria municipal cortou benefícios dos professores e a categoria está revoltada. Na semana passada já houve protesto em frente à secretaria e alguns professores carregavam cartazes que chamavam o prefeito de “inimigo da educação”.

Esse desgaste da educação é o único que o prefeito pode resolver a curto prazo. Em tese, basta reativar os benefícios antigos que eram dados aos professores.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...