sábado , 20 abril 2024
GoiâniaImprensa

Gravações da PF complicam situação de Samuel Belchior, diz O Hoje, que teve acesso ao inquérito da Operação Miqueias

O jornal O Hoje teve acesso à integra do inquérito da Operação Miqueias e concluiu: as gravações da Polícia Federal complicam a situação do presidente do PMDB de Goiás, deputado Samuel Belchior.

Veja a matéria na íntegra:

 

As ligações entre “pastinha” e Samuel

O HOJE teve acesso ao inquérito da Polícia Federal que apurou desvio de dinheiro de fundos de pensão em pelo menos 17 municípios goianos

sábado, 28 de setembro de 2013 | Por: Alex Vieira
Marina Dutra
Documentos da Polícia Federal (PF) que compõem o inquérito da Operação Miquéias, deflagrada no dia 19 deste mês, apontam relação de intimidade e parceria entre o deputado Samuel Belchior, presidente do PMDB, e a “pastinha” Luciane Lauzimar Hoepers no esquema de desvio de recursos de institutos da previdência para investimentos em fundos podres. Os documentos aos quais o jornal O HOJE teve acesso sugerem que Belchior atuava como ponte entre Luciane e políticos de Goiás, organizando encontros, facilitando acesso e orientando a atuação da modelo.

Dentre as páginas do inquérito, um documento mostra que a PF pediu a prisão temporária e o bloqueio dos bens do deputado, mas as determinações não foram atendidas, apesar de o desembargador Cândido Ribeiro afirmar, no inquérito, que “existem veementes indícios de que ele seja responsável por intermediar contatos entre Luciane Hoepers (“pastinha”) e políticos de Goiás, Mato Grosso, Acre etc., praticando atos que, em tese, configuram delitos previstos nos artigos 288 (formação de quadrilha) e 332 (receber vantagem a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função) do Código Penal”. Mesmo assim, o desembargador considerou que a prisão e bloqueios de bens são indispensáveis à investigação.

No inquérito, em que Belchior é classificado como lobista, diversos trechos de ligações demonstram a atuação do deputado junto a políticos, agendando encontros e evidenciando conhecer o esquema. O deputado, inclusive, aconselha Luciane como agir para obter os resultados esperados. “Faz amizade, entendeu? Igual eu te falei. Ganha confiança, faz amizade, encontra, conversa. (…) o que der para eu te ajudar a pescar aí, eu vou te ajudar”, diz em uma das conversas em que articula com Luciane aproximação a políticos de Várzea Grande (MT). Belchior chama Luciane por “Lu” e “minha chefa”, e pede durante uma conversa que ela não o chame mais de deputado.

Belchior aparece intermediando contatos com Jamil , da prefeitura de Catalão. “Então vou passar para ele porque estou trabalhando bonito prô cê aqui”, diz, ao passar a ligação para Jamil, com quem Luciane combina de fazer visita ao município. Em outro diálogo, Belchior questiona se o deputado estadual Daniel Vilela (PMDB) teria confirmado encontro com Luciane. “Ele falou que viria para cá, parece que ia ter uma pós-graduação na terça”, responde a “pastinha”.

Nas conversas que constam no inquérito, o nome de Daniel é citado duas vezes. Na segunda, Luciane diz que conversou com o deputado cerca de 40 minutos, ao que Belchior responde: “Bom. É mesmo coisa boa, uai”, depois que a pastinha lhe informa que Daniel disse que “vai dar negócio” e que vai apresentá-la ao pai, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), mas que quem faz os negócios é Leandro (Vilela, deputado federal).

No mesmo diálogo, Belchior conta que foi procurado pelo amigo de Catalão e observa: “Você tá conseguindo coisas inacreditáveis porque eu nunca consegui isto”. Na ligação em que articula visita a conhecidos de Várzea Grande, Belchior explica a Luciane que ela terá que “reverter” a situação na cidade, sugerindo que teria que derrubar a atuação de outra pessoa. “Infelizmente, a moça, a outra lá, fez muita coisa lá, então criou um cliente, difícil de reverter, mas você tá revertendo”.

Em outros diálogos, Belchior organiza ainda visita a empresários de Rio Branco (Acre). Em várias conversas, o deputado oferece ainda que a “pastinha” viage com ele para visitar os municípios à procura de políticos e empresários. Algumas das cidades são sugeridas por ele. O deputado e sua assessoria de imprensa não foram encontrados pela reportagem para comentar o assunto.
Samuel estaria preparando um discurso para apresentar em sessão da Assembleia Legislativa, mas na semana que vem, mas nem isso era tido como certo durante o dia de ontem.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...