sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Presente de Paulo Garcia aos goianienses no aniversário da Capital: IPTU vai subir 30%

O prefeito Paulo Garcia já embrulhou o presente de aniversário de Goiânia aos goianienses.

Vai aumentar em mais de 30% o IPTU e ITU.

Veja matéria do jornal O Popular:

 Impostos

IPTU e ITU devem mesmo aumentar 30%

Ricardo César 16 de outubro de 2013 (quarta-feira)

O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Territorial Urbano (ITU) pode mesmo ficar cerca 30% mais caro no próximo ano. A Comissão da Planta de Valores Imobiliários do Município, que analisa a correção dos tributos, já tem consenso quanto à correção média dos valores venais dos imóveis neste porcentual para 2014.

Formada por representantes da Câmara, da Prefeitura e do mercado, a comissão deve finalizar o projeto e remetê-lo ao prefeito Paulo Garcia (PT) até o dia 15 de novembro. O prefeito, por sua vez, deverá analisá-lo e encaminhá-lo para a apreciação dos vereadores até o dia 30 de novembro. Para valer em 2014, a Câmara deverá votar a proposta até o dia 20 de dezembro.

O diretor da Receita Imobiliária da Secretaria de Finanças, José Marcos Pereira, diz que a comissão vem se reunindo diariamente, no Paço, para tratar do assunto. A proposta é de que os imóveis das quatro zonas fiscais de Goiânia tenham reajuste médio de 30%. “Cada zona terá os imóveis reajustados de forma diferenciada. Essa média que será de 30%”, explica.

As correções deverão ser decrescentes – da primeira para a quarta zona. Ou seja, o imposto da primeira zona ficará mais caro que o da segunda e assim por diante. O valor do IPTU e ITU pago pelo contribuinte é definido pela incidência de uma alíquota pré-definida sobre o valor venal do imóvel. No caso do IPTU, essa alíquota varia de 0,55% a 0,20% e, no ITU, de 4% a 1%.

Disparidade

José Marcos destaca que o valor venal dos imóveis registrados na Prefeitura, hoje, está distante da realidade de mercado. “Há defasagem de até 600%, se comparado ao mercado. Chegamos a conclusão de que correção média de 30% seria uma atualização viável. Ainda não decidimos de quanto será o porcentual de reajuste de cada zona fiscal”, afirma.

Ele explica que a tendência é de que as 3ª e 4ª zonas tenham um reajuste menor do que a 1° e 2° zona (onde estão localizados os bairros mais centrais). “Mas tudo dependerá da avaliação do prefeito e dos vereadores. A comissão tem caráter técnico. Estamos analisando bairros, logradouros para definir um valor mais próximo da realidade”, diz.

Essa previsão de correção média de 30% já havia sido revelada pelo POPULAR, no início deste mês, logo após o início dos trabalhos da comissão, no dia 1° de outubro. Desde 2005, a Planta de Valores Imobiliários não é atualizada em Goiânia, apesar de a Lei Orgânica do Município prever a atualização anual para os valores venais dos imóveis.

A decisão de corrigir a base de cálculo do IPTU e ITU dos 579.385 contribuintes da capital surgiu após o Paço abandonar o projeto que previa a definição de alíquotas progressivas, conforme o valor venal do imóvel. A implantação desta base de cálculo já foi aprovada pela Câmara. A sua regulação, porém, ficou para o próximo ano.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...