terça-feira , 23 abril 2024
GoiâniaImprensa

Que horror: Euler Belém mostra enxurrada de erros em reportagem de Renato Queiroz n’O Popular

Leia a matéria do editor-chefe do Jornal Opão, Euler Belém, sobre um amontoado de erros e besteiras escritos pelo repórter Renato Queiroz (o mesmo que outro dia resenhou mais de 10 biografias que não leu), do caderno Magazine de O Popular, em uma reportagem sobre uma visita do renomado articulista e escritor Ruy Castro a Goiânia.

Confira:

O Popular erra tanto que não pode e não vai mostrar reportagem a Ruy Castro

Euler Beloém

O repórter Renato Queiroz, do “Pop” (terça-feira, 12 — “Literatura — Garimpar é preciso”. Curiosamente, o texto não discute apenas literatura), teve uma excelente ideia. Ele acompanhou o jornalista, biógrafo e escritor Ruy Castro em périplo por sebos do Centro de Goiânia. “Nunca entro em um sebo procurando alguma coisa, mas acabo achando tudo”, disse, sempre espirituoso.

O jornal conta que Ruy Castro encontrou discos de jazz, que aprecia, mas mencionou apenas o músico Don Byas (1912-1972). “Apesar de ser um artista extraordinário, ele é pouco conhecido até mesmo nos Estados Unidos, onde nasceu.”

“Quando morrer, não quero ir para o céu. Quero ir para um sebo”, diz Ruy Castro, que detesta e-books. “Não passo nem perto.”

O “Pop” tem sorte. Como é “fechado” na internet, a reportagem possivelmente não será lida por Ruy Castro. Há uma série de impropriedades que desagradarão o biógrafo rigoroso e preciso.

O jornal menciona o escritor “Xavier de Monteiro”, autor de “Os Fantoches de Madame Diabo”. Como se sabe fora da redação do “Pop”, não se trata de um escritor brasileiro ou português, e sim do francês Xavier de Montépin (1823-1902).

O poeta piauiense que morreu aos 32 anos num acidente de avião não é evidentemente “Mauro” Faustino, e sim Mário Faustino.

É claro que Ruy Castro guarda seus livros em estantes e não, como quer o jornal goiano, em “estandes”.

O “Pop” não sabe, mas Charlie Chan não é autor de livros publicados pela Editora Vecchi. Na verdade, Charlie Chan é um detetive criado pelo escritor americano Earl Derr Biggers (1884-1933).

A reportagem informa que Claude Lévi-Strauss é francês, quando o antropólogo é belga (mas quase todo mundo diz que é francês, ressalve-se).

O repórter garante que Ruy Castro e sua mulher, Heloisa Seixas, moram no mesmo apartamento. Só se passaram a residir juntos. Eles moravam (ou moram) em apartamentos diferentes.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...