sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Como sempre, Paulo Garcia não dá o braço a torcer e defende contratação da empresa Eicon, que é suspeita segundo o MP

Veja texto assinado por Lênia Soares e publicado no Diário de Goiás:

Paulo Garcia defende contratação de Eicon

Escrito por Lenia Soares – Publicado em 17 Novembro 2013.

Em entrevista ao Jornal Realidade, da rádio Vinha FM, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), comentou os questionamentos sobre o contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Eicon Controles Inteligentes de Negócios, para gerir o sistema de arrecadação da Capital.

Segundo o promotor Fernando Krebs, do Ministério Público de Goiás, a suspeita é de omissão e supostos atos de improbidade administrativa, por parte do prefeito, ao contratar uma instituição privada, terceirizando a administração tributária do ISSQN, serviço anteriormente realizado por servidores municipais concursados.

Nesse contexto, a ação denunciada fere os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência, previstos no artigo 37 da Constituição Federal e artigo 92 da Constituição do Estado de Goiás.

Paulo Garcia, porém, defende a parceria e diz que o contrato não estabelece uma terceirização do serviço. “O que estamos fazendo é utilizando uma ferramenta tecnológica para arrecadação, chamada inteligência fiscal. Isso otimiza os trabalhos e está sendo feito no país inteiro”, declarou o petista.

O vereador Elias Vaz (Solidariedade) discorda e afirma que a ação é irregular. “Estamos terceirizando, sim, a cobrança de impostos na Capital. Isso quebra o sigilo fiscal do goianiense. Já conversei com técnicos da secretaria de Ciência e Tecnologia e está muito claro que eles possuem todas as condições para a realização eficiente deste serviço. O prefeito está forçando a barra”, disse.

A investigação do MP continua em andamento. O contrato está sendo analisado pelo promotor, bem como a necessidade, ou não, da contratação desta empresa.

SUSPEITAS

Além das possíveis irregularidades na contratação da empresa, existem ainda suspeitas envolvendo a idoneidade da empresa contratada.

A Eicon Controle Inteligente de Negócios foi denunciada por envolvimento da realização de caixa dois para o PT na década de 1990.

Segundo denúncias do Ministério Público Federal, o então diretor da empresa Luiz Alverto Rodrigues, um dos proprietários da CPEM (Consultoria para Empresa e Municípios), tinha vínculos diretos com o advogado Roberto Teixeira, apontado com protagonista no escândalo de desvio de verbas.

Teixeira, que é padrinho do filho mais novo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, intermediava os contratos entre as prefeituras do PT e a empresa Eicon, viabilizando o desvio de recursos públicos, diz a denúncia.

Na época, o presidente Lula foi questionado pela comissão de ética do partido sobre uma possível interferência nas contratações indicadas pela CPEM. O petista negou.

Luiz Alberto Rodrigues também rejeitou qualquer hipótese que vinculasse a Eicon, a CPEM e o PT. Hoje, no entanto, mais de 60% dos contratos firmados pela empresa com prefeituras no país são de cidades administradas pelo PT.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...