sábado , 20 abril 2024
Goiânia

Olha só: Crea explica que não pode fazer vistoria completa no túnel lavajato porque a obra está inacabada

O vereador Djalma Araúujo (SDD) solicitou junto ao Conselho Regional de Engenharia uma vistoria no túnel Jaime Câmara para que fosse atestada a seguridade da obras.

O Crea emitiu uma nota na quinta-feira dizendo que nem pode fazer os devidos procedimentos porque a obra está inacabada e nem tem os registros legais.

Anem, que amadorismo, viu Semob e Paulo Garcia.

Leia a nota do Crea Goiás:

NOTA À IMPRENSA

Diante da repercussão midiática gerada pela inauguração precoce do túnel Jaime Câmara, que ocorreu no dia 24 de outubro de 2013, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) foi provocado a verificar a regularidade da citada obra. Contudo, a gestora do Departamento de Fiscalização do Conselho, Eng. Civ. Rosana Brandão, esclarece que, apesar de inaugurado, o túnel Jaime Câmara ainda está sob responsabilidade técnica da equipe de engenharia da prefeitura de Goiânia, uma vez que este não foi concluído.

A gestora elucida, ainda, que para que a autarquia possa identificar a regularidade de uma obra, é necessário que a sua Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) tenha recebido baixa – ou seja, que a obra esteja pronta e inteiramente acabada. Nas A.R.T.s registradas referentes, o status da execução do túnel consta como “em andamento”. Dessa forma, o Crea-GO comunica que aguarda a finalização da obra para que a sua A.R.T. receba a devida baixa, o que possibilitará a verificação de possíveis irregularidades.

Sobre a A.R.T. – A Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) é um instrumento indispensável para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas. Ela assegura à sociedade que essas atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado e registrado no Crea-GO. Neste sentido, a A.R.T. apresenta uma nítida função de defesa da sociedade, além de proporcionar segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...