quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

No Alphaville, paga-se o mesmo IPTU do Jardim Aritana porque Paulo Garcia não enfrenta os poderosos

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), deve perder mais uma vez a oportunidade de promover “justiça fiscal” no momento em que se discute a adequação nos valores de IPTU e ITU cobrados na Capital.

Hoje, a prefeitura trabalha com quatro zonas fiscais, definidas pelo Código Tributário de 1976. O código parte do entendimento que quem mora perto do Centro tem poder aquisitivo maior e, por consequência, deve pagar o IPTU mais alto.

Mas será que há Justiça no zoneamento fiscal?

Faz tempo que morar perto do Centro deixou de ser prioridade para famílias de alto padrão aquisitivo. Por isso, o zoneamento se transformou no catalisador de anomalias graves em Goiânia.

Vai um exemplo: é ou não é absurdo o fato de um morador do Alphaville, residencial de alto luxo, pagar a mesma alíquota de quem mora no Jardim Aritana, Solar Bouganville, Vila Rizzo ou Village Santa Rita, que ficam nas redondezas?

O projeto que Paulo Garcia envia à Câmara Municipal até o dia 30 de novembro deve promover um um reajuste maior nas primeira e segunda zonas (mais próximas do Centro) e menor na terceira e quarta zonas.

O reajuste deve ficar entre 25% e 33%, mas como a prefeitura não dialoga com a população e se fecha em copas sempre que está em pauta um assunto polêmico, os detalhes do projeto ainda gravitam no campo da especulação.

O fato é que, mais uma vez, Paulo Garcia deve fugir do enfrentamento com os poderosos. Os mais pobres é que perdem com isso.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...