quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Olha essa! Prefeitura agora quer fechar período noturno de tradicional escola em Campinas

Leia matéria do Diário da Manhã:

Prefeitura quer fechar escola

A SME alega que é necessário desembolsar R$ 400 mil por ano para garantir o funcionamento da escola, o que seria um custo muito alto

Diário da Manhã
Renata Teixeira

Uma escola que atende alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde a década de 80, merece o devido respeito de uma “senhora instituição” que está na ativa desde 1966. A Escola Municipal Rui Barbosa, que fica no Setor Campinas, na qual a Secretaria Municipal de Educação (SME) pretende encerrar as atividades do EJA, do período noturno. Esta é uma instituição que já alfabetizou pessoas que hoje fazem parte da história de Goiânia, como a ex-secretária municipal de Educação de Goiânia, Márcia Carvalho.

A decisão de fechar as portas para os alunos do noturno ainda não está oficializada. Segundo o professor Eduardo Oliveira de Souza, que leciona na escola desde 1998, a SME não emitiu nenhum documento oficial dizendo que as atividades serão encerradas em 2014, “até o momento fomos informados oralmente através da diretora, sem documentos oficiais e sem discussão com o coletivo da escola e comunidade escolar que no próximo ano o turno noturno não funcionará”.

A assesoria de comunicação da SME, diz que, desde de 2009, vem conversando com os professores sobre a condição de funcionamento da escola, porém Eduardo de Oliveira diz que toda a equipe de funcionários foi surpreendida com a decisão da SME sem aviso prévio em fechar o noturno. “A SME já havia garantido o funcionamento da escola para 2014, inclusive a diretora havia enviado o módulo à SME lotando professores e funcionários”, diz o professor.

Os alunos, que também foram pegos de surpresa, demonstram indignação com a possibilidade do fechamento e ficaram preocupados com a situação, já que a escola mais próxima fica aproximadamente 4 km da E.M Rui Barbosa, e eles teriam que se deslocar a pé, porque na região em que fica a escola não têm linhas de ônibus para atender aos alunos.

Professores e alunos fizeram na última segunda-feira (19), um protesto em frente a escola, em apoio contra o fechamento promovendo reportagens, abaixo-assinados, cartazes e manifestações nas redes sociais.

Motivo

Apesar do número de matriculados ser de 146 alunos, sendo que 20 na Associação de Idosos do Brasil (AIB) e 126 na E. M. Rui Barbosa, segundo a Assessoria de Comunicação da SME, a escola conta apenas com 33 alunos frequentes nas quatro turmas do EJA, sendo que o turno noturno da instituição tem um quadro funcional de 15 professores para atender esses alunos. O que significaria uma média de 1 servidor para cada 2 educandos, para a SME um custo muito alto para manter a escola.

Direito garantido

O professor Eduardo Oliveira diz que o número de alunos do EJA tem mesmo diminuido ao longo dos anos, porém não justifica o fechamento da escola. “Isso não é uma realidade da E. M. Rui Barbosa e sim de toda rede municipal de ensino. Visto que a SME não tem uma política educacional para jovens e adultos que garanta a permanência e o combate da evasão escolar”, diz.

O educador ressalta ainda que o direito dos alunos é garantido pela Constituição Federal, reza a lei que a educação é um direito de todos e dever do Eestado, e deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, com o objetivo de formar cidadãos e qualificá-los para o mercado de trabalho.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...