quarta-feira , 24 abril 2024
GoiâniaImprensa

Em O Popular, Leandro Resende, comete erro cabeludo sobre a história dos incentivos fiscais em Goiás

Integrando à equipe de O Popular como repórter especializado em economia, Leandro Resende escreve nesta terça-feira sobre o surpreendente PIB de R$ 111 bilhões que o Estado de Goiás alcançou em 2011.

Leandro atribui grande parte desse espetacular desempenho do PIB goiano (crescimento quase três vezes superior ao do Brasil) à política dos incentivos fiscais – e aí ele comete um erro cabeludo, que mostra o seu completo desconhecimento da história econômica do Estado.

Vamos conferir:

“No início dos anos 80 e final dos anos 90, Goiás criou dois programas de incentivos fiscais, o Fomentar, e financeiro-tributário, o Produzir, respectivamente. Estes programas goianos, de uma forma direta, afetaram a dinâmica da economia nacional a partir dos anos 2000. Pioneiros, os incentivos fiscais e financeiros de Goiás serviram de inspiração – muitas vezes foram copiados quase integralmente – à maioria dos Estados mais pobres”, afirma Leandro.

Errado.

Os incentivos fiscais foram introduzidos em Goiás, pela primeira vez, pelo governador biônico Leonino Caiado, que criou a Lei 7.700 – aliás copiada do Espírito Santo. O Fomentar, de Iris Rezende, e o Produzir, de Marconi Perillo, vieram depois e não foram pioneiros em nada nem muito menos copiados por outros Estados.

Quando o Fomentar e o Produzir foram lançados, a febre dos incentivos fiscais já havia tomado conta do país, claro, nos seus Estados mais atrasados economicamente. Na verdade, o Fomentar e o Produzir aproveitaram muitas ideias que já estavam em prática em outras unidades da Federação.

Caso tenha alguma dúvida, Leandro Resende pode obter o esclarecimento aí mesmo na redação de O Popular, com o seu colega Wanderley de Faria – este, sim, expert em economia goiana e especialmente em incentivos fiscais.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...