quinta-feira , 25 abril 2024
GoiâniaImprensa

Virmondes diz que Paulo Garcia brinca com o sentimento das ruas ao aumentar o IPTU em 30%

O vereador Virmondes Cruvinel (PSD) escreve artigo neste sábado na página de opinião de O Popular sobre o aumento de 30%, em média, que o prefeito Paulo Garcia está impondo aos goianienses.

Virmondes lembra que os protestos de rua, em junho último, foram voltados justamente contra a precariedade dos serviços públicos que, no caso de Goiânia, estão abaixo da expectativa da população. Nesse contexto, aumenta ra carga tributária dos cidadãos sem melhorar a contrapartida do atendimento da Prefeitura soa como uma grande incoerência.

Leia, na íntegra, o artigo do vereador Virmondes Cruvinel:

Aumento do IPTU e o recado das ruas

VIRMONDES CRUVINEL

Nos últimos dias, os goianienses se assustaram com mais uma má notícia oriunda da prefeitura. Não bastasse a visível dificuldade da atual gestão para resolver ou ao menos mitigar problemas sérios, como o da precariedade dos serviços municipais de saúde, do trânsito caótico ou da piora nas escolas da cidade, a prefeitura saiu-se com outra: pretende um aumento, em média, de 30% no IPTU.

Tal articulação do Executivo, visando o arrocho fiscal dos moradores de Goiânia, acontece em um momento muito inapropriado. Em primeiro lugar, pela questão econômica. O país vive uma crise grave, de descontrole inflacionário e de estagnação do desenvolvimento. Imposto mais pesado só vai piorar a situação, contribuindo para a majoração de preços e redução de investimentos produtivos.

Nessas condições, uma administração pública moderna procuraria melhorar seu desempenho, otimizando investimentos e diversificando suas fontes de recursos. Além disso, deveria monitorar seu custeio de forma austera, inclusive cogitando a possibilidade de enxugar estruturas ineficientes. O objetivo seria desonerar os cidadãos, que são a força produtiva da cidade, para preservar empregos e garantir o crescimento.

Ao contrário disso, a Prefeitura de Goiânia tem se mostrado lenta na captação de investimentos externos. E pior do que isso: quando consegue esses recursos, parece não ter competência para administrá-los de modo eficaz. Basta ver o que está acontecendo com o Projeto Macambira-Anicuns e o lamentável caso do viaduto sem utilidade, que foi entregue ainda inacabado no aniversário da Capital.

Outro aspecto relevante reside na seara política: há menos de seis meses setores expressivos da população foram às ruas para manifestar sua indignação com a qualidade dos serviços públicos prestados em Goiânia e em várias cidades brasileiras. O recado foi para todas as esferas administrativas, mas principalmente para a prefeitura, responsável pela interface pública mais nítida aos cidadãos.

Não custa lembrar à atual gestão que as maiores reclamações em Goiânia estavam concentradas em serviços da alçada municipal. Aliás, o foco inicial foi o do reajuste da tarifa do transporte coletivo. Centenas de usuários se indignaram com a medida, precipitando uma onda de protestos, que também chamavam a atenção para a situação de calamidade da maioria das unidades municipais de saúde.

A prefeitura, até agora, não respondeu satisfatoriamente a essas demandas populares. Ignorando o recado das ruas, o Paço decide assumir um novo risco político ao tentar aumentar o IPTU sem um argumento que lhe propicie qualquer justificativa plausível. Na Câmara Municipal, já estamos mobilizando entidades e cidadãos para tentar conter esse desatino. Sabemos que o Executivo possui maioria e usará seu rolo compressor para aprovar o reajuste. Mais do que nunca, dependemos da sociedade para pressionar a prefeitura.

VIRMONDES CRUVINEL é vereador em Goiânia pelo PSD e procurador do Estado licenciado.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...