sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Deu no Goiás 247: vereador Elias Vaz critica método usado para reajustar IPTU

Veja matéria publicada no site Goiás 247:

Goiás247 – O projeto encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal na semana passada prevê índices de aumento que variam de 25% a 37%, de acordo com a zona fiscal a que o imóvel pertence (são quatro no total). O fato é que, para todos, haverá aumento real do imposto, caso seja aprovado o projeto.

O vereador Elias Vaz (PSB) lembra que, nos últimos oito anos sem atualização da planta de valores, a prefeitura aplicou a inflação para calcular o valor do imposto a cada ano. “Ou seja, tudo o que está acima da inflação acumulada neste último ano, em torno de 6%, é aumento real. Mas a maioria das pessoas não teve aumento da capacidade contributiva neste periodo. Isso é uma prova de que o sistema adotado pelo Município para cobrança do IPTU/ITU, de forma linear, baseado em zoneamentos fiscais, tem provocado distorções graves”, destaca o vereador.

O problema é ainda maior para quem tem imóvel em cerca de 160 ruas e avenidas, as principais de Goiânia, que a prefeitura definiu como ‘logradouros especiais’. O aumento varia de 31% a 37%, tanto para residências quanto para estabelecimentos comerciais. A Avenida Anhanguera, por exemplo, tem 14 quilômetros de extensão e abrange Centro e Setor Oeste, mas também chega a bairros mais afastados, como Vila Morais e Capuava. Todos os imóveis da avenida terão aumento de 37% no IPTU, caso seja aprovado pela Câmara Municipal projeto enviado na semana passada pela prefeitura.

É o índice mais alto do imposto, o mesmo a que estarão submetidos donos de imóveis nas Avenidas Goiás (até Avenida Independência), T-63, 24 de Outubro e Ruas 74 e 3, no Centro, entre outras. “São todas vias que já foram referência econômica para a cidade, mas perderam essa condição justamente por falta de investimento do poder público. Precisam ser revitalizadas, quem tem imóvel lá pede isso há muito tempo… Mas esses pedidos nunca foram atendidos e agora os donos serão penalizados com o índice mais alto de imposto. O projeto atende apenas a ganância de arrecadação da prefeitura e promove injustiça fiscal”, ressalta Elias Vaz.

Levantamento feito pelo vereador aponta que, das vias consideradas ‘logradouros especiais’, 64 pertencem a primeira zona fiscal (que abrange Centro, Setor Aeroporto, Setor Oeste e Setor Bueno, entre outros), com 37% de aumento; 61 estão na segunda zona, que inclui bairros como Jardim Goiás e Jardim América, com previsão de aumento de 34%, e 27 estão na terceira zona, que abrange, por exemplo, Balneário Meia Ponte e Vila dos Alpes e tem previsão de aumento de 31%.

 

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...