quinta-feira , 25 abril 2024
Notícias

No Tribuna, base aliada diz ter resistência à candidatura de Vilmar Rocha ao Senado

Puxado por Cyro Miranda, coro de políticos da base aliada diz ter resistência à candidatura de Vilmar Rocha ao Senado.

 

Veja matéria:

Base aliada não respalda Vilmar

Senador tucano Cyro Miranda diz que tem legitimidade para buscar reeleição. Líderes de outros partidos avaliam que anúncio é precipitado

Ana Paula Viana

O apoio anunciado pelo governador Marconi Perillo (PS­DB) à candidatura do secretário-chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha (PSD), ao Senado em 2014, durante encontro do PSD em Rio Verde, no início do mês, mexeu com a sua base aliada. Lideranças de vários partidos, inclusive do PSDB, não dão respaldo à decisão do governador. Para eles, apesar da liderança que Marconi exerce em seu grupo, o apoio a Vilmar não é automático.

Em clima de campanha, o encontro regional do PSD foi marcado pelo apoio ao projeto de reeleição de Marconi Perillo. O governador chegou quase no fim do evento, mas ainda em tempo de defender a escolha do chefe da Casa Civil do seu governo ao Senado. “Se tem uma coisa que está decidida no meu partido é apoiar Vilmar Rocha em 2014. Essa é a vontade do PSDB”, anunciou.

Na contramão da afirmação de Perillo, lideranças tucanas afirmam que a decisão coletiva do partido ainda não foi tomada e que este não é momento para tal discussão. Eles deixam claro que haverá um esforço para o lançamento de uma candidatura própria do PSDB. O senador Cyro Mi­randa, inclusive, acredita que Marconi pode ter sido pressionado a apoiar Vilmar e que o pessedista “não tem legitimidade” para disputar a vaga.

Fora do PSD, dois dos principais partidos que compõem a base governista, o PTB e o PP também não assinam embaixo da manifestação do governador em prol da candidatura de Vilmar Rocha. Os presidentes dos dois partidos demonstram certa dúvida em relação à atitude que será tomada sobre a escolha do postulante ao Senado.

A posição em cima do muro desses partidos demonstra que o apoio de Marconi ainda não convence os demais partidos de sua base política. Eles deixam claro que a discussão ainda vai ocorrer dentro do consórcio governista e que Vilmar Rocha não será candidato automático ao Senado em 2014.

O deputado federal e presidente do diretório estadual do PP, Roberto Balestra, disse não ter “nada contra e nem a favor” à possível candidatura de Vilmar. Para o pepista, a decisão será tomada no momento oportuno. “Estou confuso. Nunca vi uma discussão política nesse período”, pontua, numa crítica velada ao anúncio tão antecipado.

Assim como Balestra, o líder da bancada goiana na Câmara Federal, deputado Jovair Arantes (PTB), também considera antecipada a discussão e pontua que o ponto de vista do governador não é, ainda, o mesmo de seu partido. “O governador tem o tempo dele. Nós não discutimos isso ainda e não é nosso tempo. O PTB tem outro tempo”, avisa.

Confirmando a hipótese de um desgaste na base governista, Jovair ressalta ainda que a candidatura de Vilmar tem total legitimidade, mas que isso não significa que terá o apoio de todos os partidos que a compõem.

Para o presidente da Age­top, Jayme Rincon, a atitude do governador pode ter sido uma “sinalização”. Para ele, Vilmar é o melhor nome hoje, mas, para ser candidato, precisará ser o melhor nome em junho de 2014.  “Em alguns momentos, você tem de emitir alguns sinais em relação a projetos futuros. O governador tem uma experiência muito grande nessa área política, então acho que ele sabe avaliar o momento”.

“Preparado”

O líder do PSD, Vilmar Rocha, não quis falar a respeito deste assunto com a reportagem da Tribuna. A sua assessoria, porém, forneceu algumas declarações  que secretário deu recentemente, dizendo que as definições, de fato, serão concretizadas somente ano que vem, mas que isso não o impede de manifestar seus planos e ser “transparente”. “Eu me sinto preparado para ser candidato. Se vou ser, e se for, se serei eleito, eu não sei. Mas estou sendo sincero ao anunciar minha intenção”, frisou.

Na contramão de Cyro Miranda, Vilmar Rocha acredita que a manifestação de Marconi não foi pressionada ou forçada e sim, um ato “corajoso” e “espontâneo”. “Ele transmitiu para a base o que ele pensa”, disse.

Sobre a disputa pela vaga na chapa, Vilmar disse que está legitimado a disputá-la, novamente na contramão do que pensa Cyro. Para o secretário da Casa Civil, o fato de o PSD ser o segundo maior partido da base em número de prefeitos eleitos e de vereadores, ter quatro deputados federais e uma boa bancada estadual, dá plenos direitos de disputa ao partido.

“É natural que tenhamos uma representação na chapa majoritária e eu coloquei meu nome para essa disputa. É legítimo também que o Cyro reivindique a vaga. Ele é o atual senador e tem direito de se reeleger. É democrático. E podem até surgir outros nomes também. Nada impede isso”, explica Vilmar, via assessoria.

Cyro: “Marconi pode ter sido coagido a anunciar apoio a Vilmar”

Apesar do governador ter anunciado apoio a Vilmar para o Senado, lideranças do PSDB ressaltam que o partido tem a prioridade da vaga. O presidente do diretório regional tucano, Paulo de Jesus, afirma que o partido trabalha por uma candidatura própria e que tudo será discutido e decidido em “comum acordo”. “Nós temos nosso senador que é o Cyro Miranda. Nós do PSDB temos a preferência pela vaga e, se ele quiser reeleição, iremos apoiá-lo”, destaca.

Sem retirar a autoridade de Marconi, Paulo pontuou que a discussão foi antecipada e que ainda há espaço para debater a questão. “O governador é nosso grande comandante, mas temos nosso senador. Até companheiros que compõem a base acham que não é o momento de se discutir isso”.

O senador Cyro Miranda (PSDB) também defende que o PSDB tenha candidato próprio e deixa claro sua vontade de se reeleger. “O partido tem meu nome, mas se quiser outro nome eu vou apoiar. Só acho que o partido tem de ter candidato próprio”, ressalta.

Cyro critica a antecipação do debate e alfineta Vilmar, pontuando que não é momento para um secretário se dedicar a uma possível candidatura. “Acho muito cedo pra se discutir qualquer sucessão. Acho que o governo tem muita coisa para fazer, inclusive os secretários. Eu também tenho muito trabalho”, frisa.

Na opinião de Cyro, a candidatura do pessedista, ainda não tem “tanta legitimidade”. “Primeiro por não ser do PSDB e ser de um partido que é base do governo federal. A não ser do PSDB, ninguém tem legitimidade ainda. Defendo o meu partido”, declarou.

Questionado se a atitude do governador foi precipitada, o senador tucano disse que achou a declaração “forçada” e que Marconi talvez tenha sido pressionado a manifestar o apoio. “Ele pode ter sido coagido a falar aquilo na convenção, mas a decisão final é do partido”, assegura. (A.P.V.)

Artigos relacionados

Notícias

Policiais do COD morrem em acidente no sudoeste goiano

Fato • A página Rio Verde de Goiás informou na noite desta...

Notícias

Goiás violento: motociclista de app pega nas partes íntimas de passageira durante corrida

Fato Um motociclista de app foi parar no xilindró após pegar nas...

Notícias

Alexandre Moraes conclui que não há provas sobre o pedido de asilo na Hungria por parte de Bolsonaro

Fato • O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Notícias

Goiás violento: líder religioso estupra fiel ao dar carona para ela

Fato Um líder religioso estuprou uma fiel ao dar carona para ela,...