terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

#abreacaixapretaalego: editorial de O Popular cobra transparência da Assembleia

Veja o editorial de O Popular cobrando informações sobre a farra da verba indenizatória na Assembleia Legislativa:

O direito de quem paga

A Assembleia Legislativa de Goiás continua a cometer certos pecados, como o da falta de produção e excesso de ausência de parlamentares inviabilizando sessões, aos quais vem se somar a não observância do compromisso com a transparência.

Mesmo com a vigência, há um ano, da Lei de Acesso à Informação, não é possível, por exemplo, saber quem recebe pelos serviços prestados aos deputados e a própria instituição não fiscaliza a legalidade dos gastos realizados com a verba indenizatória.

A verba indenizatória cobre despesas dos deputados com passagens aéreas e terrestres, telefonia, serviços postais, assinatura de publicações, serviços de segurança, veículos, fornecimento de alimentação, locação de veículos, hospedagem, divulgação de atividade parlamentar, aeronaves e apoio técnico, como consultorias.

Quando se faz o uso dos recursos da verba indenizatória isto tem de ficar comprovado e ser do conhecimento público, como manda a Lei de Acesso à Informação, mas isto não está sendo feito pelo Poder Legislativo estadual.

A sociedade tem todo o direito de exigir a transparência que está faltando. O mau exemplo da Assembleia Legislativa de Goiás não cabe mais nos dias de hoje. Assim como também não cabe mais ao Judiciário e Executivo sonegar qualquer tipo de informação sobre suas despesas. Afinal, somos nós que pagamos a conta.