quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Este é o Estado que a oposição quer mudar: leitora rasga elogios a Goiás em carta ao jornal O Popular

A leitora Iracema Dantas rasgou elogios a Goiás numa carta enviada e publicada pelo jornal O Popular nesta sexta-feira da Paixão. Iracema, que é paranaense, escolheu o Estado para viver não só por causa da hospitalidade das pessoas, mas porque aqui vive povo contente, abençoado, auspicioso e próspero. “A Goiás e aos goianos expresso o meu ilimitado apreço. E falo em alto e bom som: Goiás é bom demais da conta. Vem pra Goiás, vem”, diz Iracema.

Esse é o Estado que a oposição afirma estar “à beira do precipício”. Tem base?

Veja a carta:

Orgulho de Goiás

Sou paranaense, casada com um gaúcho da fronteira (Santana do Livramento). Filha de paraibana com potiguar. Irmã de dois mineiros e quatro paranaenses. Cunhada de um goiano e de um pernambucano. Mãe de um “goiucho” – meu filho foi gerado em Capão Novo (RS) e nasceu em Goiânia. Tia e tia-avó de vários goianinhos. Resumindo, sou um misto de Brasil. Minha família mudou-se para o interior de Goiás – o Estado mais centralizado do País – na década de 1960, impulsionada pela construção de Brasília e atraída pela hospitalidade do povo goiano, que carinhosamente acolhe brasileiros de todas as raças e cores, de todos os cantos do Brasil. E pelas perspectivas de crescimento do Centro-Oeste, além de poder desfrutar de um clima agradável.

Nos anos 1970, escolhi Goiânia para viver e me realizar como pessoa, alicerçada no fato de a primavera aqui ter 12 meses. Goiânia é uma cidade bonita, fundada há 80 anos. Importante polo econômico que se destaca entre as capitais brasileiras por possuir o maior índice de área verde por habitante do Brasil. Tem bom sistema de ensino fundamental e médio, público e privado, e uma variedade de escolas técnicas. No ensino superior, tem universidades públicas e privadas, muitas delas consideradas centros de referência em determinadas áreas. Em relação às demais capitais brasileiras, Goiânia se sobressai em qualidade de vida e é referência em vários tipos de tratamento médico.

Por tudo isso, orgulho-me de estar em Goiás, Estado que fomenta a modernização tecnológica. Estado que aposta na melhoria da qualidade, na conquista de novos mercados e aproveita as oportunidades que a globalização encerra. Estado que tem experimentado um crescimento acelerado em vários setores, apoiado pelo seu povo ordeiro, trabalhador, idealizador, empreendedor. Povo que, acima de tudo, acredita ser favorecido pela sorte. Um povo contente, abençoado, auspicioso e próspero. Estado de território e cultura vastos.

Problemas? Onde não os tem? No entanto, estou certa de que os nossos problemas não são maiores do que a nossa vontade de os vencer. Sou convicta de que, em conjunto, somos capazes de construir algo que é muito maior que a soma das suas partes. A Goiás e aos goianos expresso o meu ilimitado apreço. E falo em alto e bom som: Goiás é bom demais da conta. Vem pra Goiás, vem.

Iracema Dantas
Setor Leste Vila Nova – Goiânia