quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Vereador Paulo Borges chama professores de “golpistas que cometem a aberração mental de propor o afastamento de Paulo Garcia”

O Diário da Manhã publicou, nesta terça-feira, uma obra-prima de puxa-saquismo assinada (porém não escrita, supõe-se) pelo vereador Paulo Borges (PMDB). Paulo faz uma defesa apaixonada e fervorosa do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), que era alvo de um pedido de impeachment – arquivado hoje cedo.

Dizem as más línguas que Paulo Borges fez o artigo para pagar a dívida por ter sido salvo da cassação na época da Operação Jeitinho, que implicou ele num suposto esquema de cobrança de propina de empresários para liberação de licenças ambientais.

Veja o artigo na íntegra:

Paulo Garcia é íntegro e os golpistas a latrina da história

Os homens públicos não podem se furtar a ouvir críticas das mais variadas formas e origens. Nós, que colocamos nossos nomes à disposição da sociedade e buscamos ser procuradores da população para desempenhar mandatos eletivos devemos respeitar a diversidade de pensamento e as considerações que as pessoas têm de nós, sem querermos nos resguardar em falsas armaduras como se não tivéssemos a obrigação de ouvir e de filtrar o que é procedente do que é pura maledicência.

Falar sobre os problemas que a administração enfrenta, criticar o prefeito e seus auxiliares, apontar dificuldades de exercer com plenitude a cidadania, fazer oposição política, tudo isto é direito pleno dos cidadãos. Lutamos muito para construir esse estado democrático de direito em que as pessoas podem expressar o que pensam e cobrar mudança de atitudes. Eu, pessoalmente, estive nas ruas por inúmeras vezes para defender o retorno do Brasil à democracia e a reconstrução da liberdade, tão cara para nosso povo. Posso até não concordar com o que dizem, mas vou lutar até o fim de minhas forças para defender o direito de todos dizerem o que pensam.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, está sob uma intensa artilharia em virtude de problemas financeiros em que a prefeitura da Capital passa. Como prefeito ele deve ouvir as cobranças e saber que os problemas refletem em toda a população. Deve ter grandiosidade de espírito para reconhecer que a administração pública comete equívocos e que esses se traduzem em uma série de crises para a sociedade.

Nosso prefeito tem a galhardia de ouvir e buscar soluções dentro dos princípios democráticos e republicanos, tão caros para nós. Essa fidalguia presente em Paulo Garcia é raramente vista em homens públicos e somente mentes iluminadas conseguem conviver com a diversidade de opiniões e abstrair o que de melhor podem conter os pensamentos que a dialética permite construir. Chamo à fala minhas testemunhas: há quem não consiga conviver com críticas e recorre à Justiça com ações penais de calúnia, injúria e difamação e outras não menos danosas para a liberdade, de indenização por danos morais. Quem não tem argumentos para se defender usa da violência contida na judicialização da política para calar a voz de quem lhe faz oposição.

Pois uma horda de golpistas de primeira hora se habilitou a ser os recadeiros de quem não quer aparecer e apresentar uma moção de impedimento do prefeito. Um pedido para que seja impedido de administrar Goiânia foi encaminhado à Câmara Municipal, fórum competente para apreciar os assuntos relativos à municipalidade, inclusive aberrações desse tipo.

Estão usando os institutos mais sagrados da democracia para tentar perpetrar um golpe sujo, sórdido e rastejante contra um homem de bem e que merece o respeito de todos. A liberdade está estampada no direito de propor medidas ao Legislativo, isto é salutar e louvável. O respeito às instituições é fato consumado e precisamos todos lutar em sua defesa. Todavia, apresentar uma proposta de golpe para provocar uma celeuma e um factoide quando o momento exige união de forças para superar os problemas é inconcebível.

Paulo Garcia sabe, como poucos, que os problemas estruturais que assolam a quase totalidade das cidades brasileiras tem origem conhecida e já diagnosticada. Reside no acúmulo de obrigações que foram impostas aos municípios e na retirada sistemática de recursos da receita das cidades. O resultado é que os prefeitos precisam arcar com uma municipalização dos serviços de saúde sem que os recursos venham para isto. Precisam varrer e limpar a cidade sem que a sociedade dê sua contrapartida para isto. Precisam garantir educação com os parcos recursos que chegam. Só para constar com clareza é preciso dizer que Estados vizinhos e uma enormidade de cidades goianas mandam para Goiânia seus doentes para serem tratados pela saúde da Capital. O resultado é que Goiânia tem três vezes mais doentes inscritos no SUS do que tem de habitantes recenseados pelo IBGE.

Os golpistas que cometem a aberração mental de propor o afastamento do prefeito Paulo Garcia merecem nosso repúdio integral e um lugar de destaque no limbo para que as gerações vejam como não se deve portar uma pessoa de bem.

Paulo Garcia é um homem bom e bem intencionado. Sua formação humanista não permite que ele se insurja contra a liberdade de quem quiser se pronunciar, ainda que seja com críticas à sua administração. Como médico neurocirurgião ele é um homem centrado e que sabe ser necessário muita reflexão para tomar decisões.

Por isto, caro prefeito Paulo Garcia, fique tranquilo que aqui na Câmara Municipal serei seus arautos da liberdade com respeito e defensores da luta para fazer de Goiânia uma cidade sempre melhor para se viver.

(Paulo Borges, vereador em Goiânia – PMDB)

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...