sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

O único goiano que acha que Pernambuco vai melhor que Goiás é… Vanderlan. Em média, nosso crescimento é 8 vezes maior que o dos pernambucanos

A nova pesquisa do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, confirma o que todo mundo já sabia: Goiás é um dos Estados brasileiros de maior crescimento industrial. O IBGE mostrou que, em maio, chegamos a ficar no segundo lugar, à frente até de potências como São Paulo. E no acumulado neste ano, crescemos mais de 10%, um dos três melhores desempenhos do país.

Mesmo assim, tem gente que acha que Goiás vai mal e prefere elogiar Pernambuco. O Estado tem semelhanças do seu PIB com o goiano, sim. Mas um dos candidatos da oposição ao governador Marconi Perillo gosta de fazer propaganda negativa de Goiás elogiando, ao mesmo tempo, aquele Estado nordestino, dizendo inclusive que vai copiar, caso venha a ser eleito, projetos do Governo pernambucano.

Esse candidato é Vanderlan Cardoso, do PSB. E a questão é muito mais séria: além de prometer copiar projetos de Pernambuco, Vanderlan está fazendo pesados investimentos empresariais naquele Estado nordestino, sob o argumento de que as condições para negócios, lá, são muito melhores do que aqui.

Mas as estatísticas do IBGE mostram que o milionário de Senador Canedo (que está se transformando no milionário de Caruaru, a cidade pernambucana onde está erguendo duas gigantescas fábricas, uma de motos e triciclos e outra de salgadinhos) está errado. Há muito mais investidores acreditando em Goiás do que em Pernambuco. Tanto que, em 2013, a produção industrial goiana cresceu 5%, enquanto a de Pernambuco só avançou meros 0,7%. A diferença é gritante.

Goiás, em matéria de expansão industrial, põe Pernambuco no bolso. E isso com Vanderlan dando declarações, diariamente, dizendo que reina a anarquia no Estado e que as empresas estão fugindo daqui. Não é verdade – e quem mais uma vez garante é o IBGE.