terça-feira , 16 abril 2024
EleiçõesGoiás

Amadorismo: jingle de campanha de Vanderlan tem erros de prosódia e só fala nome e nº do candidato no fim

O show de amadorismo que a oposição está dando em Goiás tem mais um exemplo: o empresário Vanderlan Cardoso acaba de lançar o seu jingle oficial de campanha, cantado pela mesma voz que marcou as campanhas em Goiânia, de 2004 para cá – a voz oficial da produtora Kanal, que pertence ao ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga.

O jingle apela para uma velha esperteza do ramo de músicas para campanhas políticas, que é apresentar uma refrão supostamente de fácil memorização, que possa “pregar” na cabeça do eleitor como um chiclete.

Mas, o mais grave são os erros de prosódia – a seção da Gramática da Língua Porguguesa que estuda a entonação e pronúncia correta das palavras. Exemplo: no jingle de Vanderlan, a palavra “direito”, que é paroxítona, vira oxítona e soa como “direitúúú”.

Erros de prosódia denotam que a letra não casa com a música e que a pronúncia das palavras e frases tem que ser distorcida, para manter na marra a adequação ao ritmo da canção. Serviço mal feito, enfim.

Outra falha grave: o jingle faz uma longa e demorada introdução conceitual, para, só no final, mencionar só por 4 vezes o nome de Vanderlan e menos ainda, duas, o seu número – 40. Isso significa que, quando estiver sendo tocado em um carro de som, parte das pessoas só ouvirá os versos que não citam o nome do candidato e, portanto, não saberá do que ou de quem se trata (com um detalhe: Vanderlan, que terá pouquíssimo tempo de televisão, já anunciou que recorrerá maciçamente a carros de som para divulgar a sua candidatura).

Aliás, como Vanderlan terá menos de 2 minutos no horário gratuito do TRE, o jingle também terá de ser cortado para caber nos programas – o que prejudicará a sua mensagem.

Veja a letra (e observe que os 10 primeiros versos não falam em Vanderlan):

Quem tem amor nessa terra

Conhece a força e o valor

Do coração de um povo

Direito e trabalhador

 
Com o destino em nossas mãos

Vamos renovar Goiás

Pois quem decide o futuro

É a gente e ninguém mais

 
E se você quiser, e se você quiser

Um novo amanhã

Vote em Vanderlan

É só você querer, é só você querer

Vote 40, é Vanderlan

E se você quiser, e se você quiser

Ver Goiás se transformar

Vamos de Vanderlan, 40 é Vanderlan

É segurança para mudar