quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesGoiás

Campanha de frases de efeito vazias e denúncias sem prova abala a credibilidade de Caiado e pode derrubar sua candidatura

O deputado federal Ronaldo Caiado lançou um novo “estilo” de campanha em Goiás, baseada em frases de efeito vazias e denúncias sem comprovação.

Caiado disputa uma senatória. Pesquisas qualitativas costumam apontar que a população enxerga o Senado como um local para onde devem ir políticos amadurecidos e experientes – daí, aliás, a frequente eleição de ex-governadores para aquela Casa legislativa, já que são vistos como portadores de um conhecimento e de uma visão de mundo diferenciada e lapidada pelo mandato executivo.

Aliás, o perfil geral dos membros do Senado é esse mesmo: como são representantes dos Estados e não de segmentos da população, caso dos deputados federais, os senadores, mesmos os mais jovens, procuram se mostrar como políticos equilibrados, diplomatas e sobretudo serenos.

A opção de Caiado – frases de efeito e denúncias sem comprovação – vai no sentido contrário e dá ao candidato características que não se ajustam ao que a população enxerga no Senado.

Caiado fez duas denúncias, ambas desacompanhadas de qualquer prova. Uma, disse que iria entrar com uma representação, na Justiça ou no Ministério Público, acusando o Governo do Estado de “comprar” prefeitos. Não entrou. Outra, que o Detran estava montando uma caixa 2 para a campanha eleitoral. Não apresentou provas e até voltou atrás, sob a alegação de que o assunto competiria ao Ministério Público e não a ele, que só fez levantar a discussão.

As frases de efeito também sucedem-se uma atrás da outra. Em uma delas, escreveu no Twitter que de vez em quando ele mesmo fazia questão de destruir placas do Governo. A repercussão, obviamente, foi a mais negativa possível. Como é que uma autoridade (é deputado federal), candidato ao elevado posto de senador, anuncia que está “destruindo” placas públicas – comportamento mais apropriado a um vândalo e, inclusive, penalizado criminalmente?

Outras declarações se sucederam. “O Governo está enclausurado no Palácio”. “Iris vai tornar reais as obras anunciadas nas placas do Governo”.”O Governo está de salto 45″; E assim por diante, na base de inverdades ou de meias-verdades. Uma frasista realmente notável, mas será que é isso que o eleitor goiano quer no sEnado?

Frases de efeito mostram um espírito criativo, mas, em excesso e substituindo a defesa de propostas e ideias, só servem para evidenciar um discurso vazio e voltado ao espetáculo. O que, definitivamente, não é compatível com quem deseja representar Goiás no Senado da República.