sábado , 20 abril 2024
GoiásNacional

Marconi explicou a Dilma necessidade de expansão do BRT até Luziânia

O governador Marconi Perillo, durante audiência nesta quarta-feira (23), com a presidente Dilma Rousseff, tratou da extensão do BRT do Entorno Sul de Brasília que ligará a cidade de Luziânia até a divisa de Goiás com o Distrito Federal.

Em ofício encaminhado à presidência da República, Marconi solicita ao Governo Federal que libere para o Estado, recursos na ordem de R$ 901 milhões, provenientes do Orçamento Geral da União, para Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano do Programa de Mobilidade Urbana e Trânsito do Ministério das Cidades, para a execução das obras de extensão do corredor de transporte BRT entre Santa Maria, no DF, a Luziânia, em Goiás.

Marconi lembrou que neste ano o Governo Federal, por meio do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento – CGPAC – incluiu nos empreendimentos a serem executados no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – a proposta do governo de Goiás para que seja elaborado o Projeto Básico do BRT do Entorno Sul.

“A necessidade por investimentos na área de mobilidade urbana e infraestrutura na Região do Entorno do Distrito Federal necessita, além do planejamento e do projeto, colocar em execução as obras deste importante corredor de transporte, que ligará as cidades de Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama à Unidade Administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, utilizando o leito da BR-040”, disse o governador. O trajeto totalizará aproximadamente 40 quilômetros de vias exclusivas.

Dados da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – SUDECO – sugerem que aproximadamente 600 mil pessoas fazem todo dia o trajeto entre as cidades do Entorno até Brasília, a maior parte delas oriunda do Entorno Sul. A população destes quatro municípios é, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, de cerca de 450 mil habitantes que, segundo o governador, “atualmente se encontram excluídas de qualquer projeto de melhorias do transporte na região do Distrito Federal”.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...