quarta-feira , 24 abril 2024
EleiçõesGoiásImprensa

TRE: Iris, Caiado e Vanderlan abrem ofensiva contra a liberdade de opinião, mas colhem derrota atrás de derrota

As coligações de Iris Rezende & Ronaldo Caiado e de Vanderlan Cardoso propuseram várias ações, no Tribunal Regional Eleitoral, contra o Diário da Manhã e o Goiás 24 Horas.

O objetivo é censurar esses dois veículos de comunicação. No caso do Diário da Manhã, a coligação liderada pelo PMDB pediu uma intervenção na linha editorial do jornal e acusou o DM de receber dinheiro público para publicar matérias favoráveis ao governador Marconi Perillo.

Quanto ao Goiás 24 Horas, tanto a coligação de Iris & Caiado quanto a de Vanderlan pediram que o blog fosse simplesmente retirado da internet. Ambas as coligações reclamaram das críticas e opiniões desfavoráveis do Goiás 24 Horas aos seus candidatos a governador e senador.

O TRE reagiu aos pedidos negando todas as liminares requeridas. Dois juízes deram os despachos: Jesus Crisóstomo de Almeida e Luciano Mtanios Hanna. Os dois consideraram que não há irregularidades a coibir, no DM e no G24H, e disseram que ambos “estão atuando dentro dos limites constitucionais da liberdade de expressão”.

O mais importante: para o juiz Jesus Crisóstomo de Almeida, “as críticas aos candidatos a cargos públicos não constituem ilicitude a reclamar a atuação da Justiça Eleitoral”. E mais: “A Constituição Federal revelou hostilidade extrema a qualquer prática tendente a restringir ou a reprimir o legítimo exercício da liberdade de expressão e de comunicação de ideias e de pensamento”.

 

[vejatambem artigos=” 38578,35992,33390,29693… “]