quinta-feira , 28 março 2024
Goiânia

Em blog, Pulcineli pergunta a Paulo: “E a transparência na Prefeitura, cadê?

Em texto publicado nesta quinta-feira em seu blog na página de O Popular na internet, a jornalista Fabiana Pulcineli cobrou do prefeito Paulo Garcia que tira do papel a Lei de Acesso à Informação (LAI), quatro meses após anunciar em entrevista coletiva a regulamentação do dispositivo que coloca luz nas contas da Prefeitura de Goiânia. De lá para cá, de acordo com a repórter, nada foi feito.

Veja o texto:

Quatro meses depois de anunciar em entrevista coletiva projeto para regulamentar a Lei de Acesso à Informação (LAI) em Goiânia, a Prefeitura não avançou em praticamente nada. De lá para cá, o projeto foi aprovado pela Câmara, sancionado pelo prefeito Paulo Garcia (PT), mas ainda não saiu do papel.

Tente ler os diários oficiais no site da Prefeitura. O atraso na atualização é de 22 dias. Tente acessar as despesas deste ano por órgão ou categoria no Portal da Transparência. Tente acessar gastos com diárias ou viagens. Tente ver a lista de servidores com respectivos salários. Tente ver ao menos a lista de servidores. Ou quantos comissionados existem no Paço. Nada disso está disponível ao cidadão goianiense.

Paulo Garcia atribui a demora a questões técnicas e diz que fechou na semana passada (só agora?) convênio com a Controladoria Geral da União para fazer cumprir a lei.

Sobre a lista individualizada de servidores com salários, ele afirma que cobrou da equipe na semana passada e ameaça dar “sinal vermelho” para o secretariado caso não seja cumprida a determinação. A Prefeitura adotou um sistema de sinais vermelho, amarelo e verde para avaliar de ações e projetos em andamento. “Já determinei isso há tempos e falei que na próxima reunião vai entrar no vermelho.

Mas o argumento é que não conseguimos comprar um sistema próprio e a Secretaria de Tecnologia e Informação não conseguiu desenvolver um sistema que nos permita divulgar com segurança.”

A divulgação da lista com salários já existe no governo federal há 11 meses e em praticamente todos os Estados.

“A lei pode não estar adotada na plenitude, mas vários quesitos são cumpridos, sim. Se você entrar no Portal da Transparência, vai ter acesso a dados que não haviam anteriormente. O serviço público é muito moroso. A decisão política já foi tomada. A lei foi encaminhada e estamos avançando”, diz o prefeito.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...