quinta-feira , 28 março 2024
Goiás

Será que a oposição vai reclamar: homicídios diminuem em Goiás e retomam tendência de queda iniciada em novembro

A Secretaria estadual de Segurança Pública acaba de fechar o balanço de ocorrências criminais em Goiás e em Goiânia, referente ao mês de julho.

E há uma boa notícia a comemorar: em julho, o número de homicídios retomou a curva de queda em Goiás. A tendência, que era constante desde novembro do ano passado, havia sido interrompida em junho. Segundo a Gerência de Análise de Informações da Secretaria da Segurança Pública de Goiás, foram registrados 202 homicídios no Estado em julho, configurando recuo de 12,9% em relação ao mês anterior (quando houve 233 casos) e estabilidade no comparativo com o mesmo mês do ano passado (201 registros).

Também houve redução significativa nos casos de homicídio em Goiânia. Durante julho, foram registrados 52 casos, contra 77 no mês anterior. A queda é de 32,5%. Já no comparativo com julho de 2013, quando ocorreram 59 crimes do tipo na capital goiana, a queda é de 11,8%.

A tendência de queda foi observada, ainda, na Região Metropolitana de Goiânia (95 em julho e 117 em junho) e Aparecida de Goiânia (22 em julho e 26 em junho). Na taxa por 100 mil habitantes, metodologia utilizada internacionalmente para aferir os dados de homicídios e outras ocorrências criminais, observa-se estabilidade em Goiás no acumulado do ano. A taxa dos sete primeiros meses ficou em 22,4, contra 22,6 em 2013.

De acordo com Joaquim Mesquita, a SSPGO não tem medido esforços no combate aos homicídios e demais crimes em Goiás. “Há um esforço muito grande das polícias para reduzir os índices de homicídio em Goiás. O trabalho integrado, o reforço no efetivo e os investimentos na melhoria das condições de trabalho para os profissionais de segurança com certeza trarão resultados ainda mais positivos”, diz Joaquim Mesquita.

[vejatambem artigos=” 34981,34984,38895,31372… “]