quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesGoiás

TRE manda retirar agressões a Marconi do Facebook e expõe contradições da oposição, que defende a censura na internet

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral, punindo uma assessora do deputado Ronaldo Caiado por colocar post no Facebook agredindo a honra do governador Marconi Perillo, acabou expondo a oposição – que tem mais de uma dezena de ações no TRE requerendo a censura de órgãos de comunicação em Goiás.

Muito mais que um simples perfil no Facebook, o que candidatos como Iris Rezende, Ronaldo Caiado, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide, defendem, em ações protocoladas pelos seus partidos ou coligações na Justiça Eleitoral, é simplesmente a intervenção na linha editorial de veículos de imprensa ou o seu extermínio.

A coligação peemedebista pediu que O TRE interferisse na linha editorial do Diário da Manhã. Pediu também, através de 9 ações, que o Goiás 24 Horas fosse tirado do ar. A mesma solicitação foi feita pela coligação “Participação Popular”, do empresário Vanderlan Cardoso.

Antes disso, o PT propôs várias ações, também na Justiça Eleitoral, requerendo o fechamento do Goiás 24 Horas.

Até agora, o TRE rejeitou todas essas tentativas de acabar com o blog.

Há uma diferença: o Goiás 24 Horas não calunia. O blog se limita a criticar os candidatos – postura que o Tribunal Superior Eleitoral considera legítima, ao emitir jurisprudência dizendo que “candidatos a cargos públicos e autoridades são obrigados a aceitar críticas à sua conduta” e que isso ao é crime eleitoral”.

Tanto que, das 12 ações propostas pelo PMDB, PT e pelo partido de Vanderlan Cardoso, o PSB, todas exigindo o fim do blog, o TRE declarou 9 improcedentes e recusou-se a conceder liminar em 3, inclusive ressaltando, nos despachos, que o Goiás 24 Horas se comporta dentro dos limites da liberdade de expressão.

[vejatambem artigos=” 31098,32703,32725,38662,32725,31095… “]