sexta-feira , 19 abril 2024
EleiçõesGoiás

Paulo de Jesus faz o apelo: “Iris, abra seu sigilo e mostre os contratos da Delta”

Iris Rezende está partindo para uma campanha agressiva e repleta de ataques ao governo Marconi Perillo. Sem propostas interessantes para apresentar ao eleitor goiano, o velho cacique insiste em assuntos batidos.

O presidente estadual do PSDB, Paulo de Jesus, divulgou nota oficial em que pede para Iris abrir todos os seus sigilos e mostrar ao povo de Goiás os contratos firmados com a Delta, quando ele, Iris, era o prefeito de Goiânia.

Leia a nota de Paulinho de Jesus:

Iris deve a verdade à população de Goiás

O candidato do PMDB ao Governo de Goiás, Iris Rezende, foge quando chamado a falar sobre os contratos da gestão dele na Prefeitura de Goiânia com a Delta. Por isso, é necessário restabelecer a verdade dos fatos e apresentá-la publicamente.

Foi o candidato do PMDB, Iris Rezende, quem trouxe a Delta para Goiás. Foi nas gestões dele à frente da Prefeitura de Goiânia (de 2005 a 2008; e 2008-2010, quando ele abandonou o cargo para disputar o Governo de Goiás) que a Delta se instalou na administração municipal e, partir dela, cresceu e se consolidou no Estado. Como prefeito de Goiânia, Iris terceirizou a administração municipal para a Delta.

De sua parte, o Governo de Goiás já colocou os três contratos com a Delta à disposição de Iris e dos órgãos de controle do Estado, da imprensa e dos demais partidos de oposição para que façam as averiguações que considerem necessárias.

O governador Marconi Perillo abriu todos os seus sigilos, permitindo que fosse amplamente investigado. E de fato foi, como ninguém jamais foi na história deste Estado. Sigilos estes que foram abertos e ficaram à disposição de todos, inclusive da deputada federal e mulher de Iris Rezende, a senhora Iris de Araújo.

O candidato do PMDB, Iris Rezende, por sua vez, seguiu caminho contrário: escondeu os contratos de suas administrações com a Delta – muitos deles realizados sem licitação –, bem como seus intermináveis aditivos. Da mesma forma, Iris recorreu à Justiça para impedir o acesso a seus sigilos fiscal, bancário e telefônico. O que ele teme com essas iniciativas? Ele ainda não explicou.

Há quase dois anos, o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), Jayme Rincón, protocolou ofício na Procuradoria Geral do Município de Goiânia solicitando acesso a todos os contratos, aditivos e pagamentos feitos em nome da Delta e da Qualix durante as gestões de Iris à frente da Prefeitura de Goiânia, mas até o dia de hoje, não foi atendido.

Se de fato deseja um debate transparente, Iris deveria pedir à Procuradoria Geral do Município de Goiânia que libere as informações dos contratos com Delta e a Qualix. Da mesma forma, Iris tem o dever, como candidato ao Governo de Goiás, de retirar a ação impetrada na Justiça que impede acesso a seus sigilos.

Se Iris de fato acredita que houve alguma irregularidade nos contratos da Delta com o governo estadual, basta solicitar à Agetop cópias de todos os contratos e pagamentos feitos à Delta nesta administração.

De nossa parte, temos sim, diversas dúvidas a respeito dos contratos da Prefeitura de Goiânia com a Delta e a Qualix durante as gestões de Iris. Queremos as informações sobre o teor desses contratos e os pagamentos feitos na gestão do candidato do PMDB, às referidas empresas. Gostaríamos que, assim como o governo estadual, o ex-prefeito permitisse o total acesso a esses documentos, que deveriam ser públicos.

Por fim, é preciso que se lembre que, se há matéria em que Iris não tem condições morais de entrar em debate é aquela que versa sobre idoneidade e honestidade. Não tem condições de tratar esse debate com ninguém! Fazemos aqui o desafio público a Iris Rezende para que seja honesto pelo menos uma vez na vida e abra, de uma vez por todas, seu sigilo fiscal, bancário e telefônico e para que libere os contratos milionários que assinou com a Delta e Qualix quando prefeito. Somente assim todos entenderão, ao menos em parte, como ele construiu uma das maiores fortunas deste País.

Paulo de Jesus
Presidente do PSDB de Goiás

[vejatambem artigos=” 39437,39085,3… “]