sexta-feira , 29 março 2024
EleiçõesGoiás

Milagre da multiplicação: nova página de Iris no Facebook ganha 9,8 mil seguidores em um único dia

Na última sexta-feira, a agência de publicidade Invicta, que cuidava do marketing digital do candidato a governador Iris Rezende (PMDB), publicou uma mensagem na página oficial do candidato com ataques a assessores do PMDB e com o aviso de que estava abandonando o serviço por conta de “questões contratuais”.

Três horas depois de o episódio vir à tona em postagens do blog 24 Horas, a página foi desativada e o assessor de imprensa de Iris, Filemon Pereira, declarou que a fanpage oficial seria Iris Rezende Grupo. Nenhuma declaração oficial partiu do comando de campanha a respeito do fato.

O blog 24 Horas apontou graves indícios de que Iris teria autorizado a compra de seguidores para sua página, a maioria deles russos, turcos e afegãos (leia reportagens relacionadas abaixo). O próprio Facebook informava que a maioria das curtidas dadas na fanpage partiram de perfis sediados em Istambul, na Turquia.

Na madrugada de sábado para domingo, a nova página oficial de Iris registrou um fenômeno fantástico: o número de seguidores cresceu 2.230%.

Depois de algumas contas simples, a equipe de matemáticos a serviço do blog e chegou às seguintes conclusões: o Facebook vinha registrando uma média de 44 novos seguidores à página de Iris por semana. No domingo, a fanpage contava com cerca de 9 mil seguidores. Horas depois do milagre da multiplicação, já eram 18.300 (clique aqui para acessá-la).

Vale a pena o leitor dar uma olhada no gráfico. A linha cinza mostra a evolução de curtidas na semana passada e segue um traçado reto. A linha azul, que reporta a movimentação de seguidores nesta semana, sofre um sobressalto inexplicável na madrugada de sábado para domingo. O que teria ocorrido?

A turma do candidato comprou fãs?

É imperativo o Ministério Público averiguar o caso, uma vez que a aquisição de seguidores é uma prática vedada pela lei eleitoral.

Quanto a Iris, é bom que explique se comercializou de fato este pacote de fãs.

E se pretende adotar a mesma prática mercantilista para ganhar a eleição.

[vejatambem artigos=”39414,39430,39421,39479″]