quinta-feira , 28 março 2024
EleiçõesGoiás

Manipulação do Facebook: como Iris, Vanderlan também saltou de 33 mil para 55.407 seguidores em apenas 6 dias

Do dia 18 para o dia 24 de junho último, o Facebook oficial do empresário Vanderlan Cardoso saltou de 33 mil para 55.407 seguidores.

O Diário da Manhã, na época, denunciou a inviabilidade de uma evolução tão grande em tão pouco prazo e afirmou que a equipe de Vanderlan optou por comprar curtidas para criar a falsa imagem de que o empresário tem um elevado volume de seguidores no Facebook.

A estratégia de Vanderlan foi a mesma de Iris Rezende, que, em duas contas no Facebook, também apresentou expressivo salto no número de seguidores, em poucos dias. Em ambos os casos, a polêmica acabou trazendo desgastes para os candidatosw.

Segundo o DM, a “compra” de seguidores é uma prática permitida pelo Facebook e costuma ser utilizada por empresas comerciais, que, entretanto, devem declarar no perfil a utilização da “ferramenta”. Já para políticos, a prática é considerada anti-ética, mesmo porque, no caso de Iris e Vanderlan, a operação não foi informada ao público.

O Diário da Manhã chama a opção de “compra” de seguidores de “método pouco convencional”. O jornal citou a conta pessoal do governador Marconi Perillo no Facebook, que gastou anos para chegar a 72 mil visualizadores, ao passo que a de ris subiu quase 10 mil seguidores em uma madrugada e a de Vanderlan teve um incremento de 22.407 seguidores em 6 dias.

[vejatambem artigos=” 39616,39479,38736,39421… “]