quinta-feira , 28 março 2024
Goiás

O Popular diz que Goiás está em 5º lugar na geração de empregos. Não, é muito mais: estamos em 1º LUGAR. Veja os números

Em sua reportagem sobre a classificação de Goiás no ranking da geração de empregos, no país, o jornal O Popular afirmou que estamos em 5º lugar como um dos Estados que mais criaram vagas de trabalho em julho, em comparação com junho.

É verdade: o dado foi extraído das estatísticas oficiais do CAGED, órgão do Ministério do Trabalho, como muito bem registra O Popular.

Mas os números de Goiás são ainda mais espetaculares. O Popular examinou só uma das tabelas divulgadas nesta semana pelo CAGED e deixou passar que Goiás é o Estado que ficou em 1º LUGAR na geração de empregos, se comparado o período de janeiro a julho deste ano com janeiro a julho de 2013.

Essa informação é muito superior à que foi apresentada por O Popular, em matéria da repórter Karina Ribeiro, que na verdade minimizou – talvez sem querer – o espetacular desempenho do Estado.

Olha só o que ficou de fora da matéria do jornal:

O CAGED simplesmente confirmou que Goiás assumiu em 2014 a liderança absoluta na criação de empregos no Brasil. Nos primeiros 7 meses do ano, a geração de vagas formais (com carteira assinada) cresceu 3,58% em comparação com o mesmo período de 2013, uma taxa quase três vezes superior à média nacional, que ficou em 1,24%.

Em menos de 4 anos, Goiás subiu 12 posições no ranking dos 27 Estados para chegar agora à liderança. Em 2010, o Estado era apenas o 13º colocado. Em 2011, coincidindo com o início do terceiro mandato do governador Marconi Perillo, Goiás saltou já para a 8ª colocação. Em 2012, assumiu a 4º posição. Em 2013, na série ajustada (que incorpora números do ano anterior), já era o 2º.

Agora, com a criação de 43.225 empregos entre janeiro e julho de 2014, Goiás se firma como a economia que mais gera oportunidades de trabalho no País.

São estatísticas oficiais. Tem gente que pode não gostar, mas… não tem como desmentir.

[vejatambem artigos=” 37275,34685… “]