sexta-feira , 19 abril 2024
EleiçõesGoiás

Vanderlan cria exército fake no Facebook. Eric, por exemplo, usa foto de um apresentador de TV da Macedônia

Nas últimas semanas, o blog 24 Horas trouxe à luz evidências flagrantes de fraudes praticadas pela equipe que cuida das redes sociais do candidato a governador Iris Rezende (PMDB).

O blog revelou que a maioria dos seguidores da página de Iris estão sediados em Istambul, na Turquia, e que o gráfico de novas curtidas da página no Facebook registrou uma guinada bastante suspeita numa madrugada de domingo – fatos que sugerem que Iris comprou seguidores.

Vamos trazer a partir de agora, em uma série de notas, o resultado de uma investigação que fizemos na página do candidato a governador Vanderlan Cardoso (PSB). Descobrimos que Vanderlan criou um exército de perfis falsos para bombar a página dele no Face.

O ponto de partida é um banner publicado no dia 1° de setembro de 2014. Ele diz: #SomosTodosGoianos. Foi compartilhado 113 vezes.

Depois de uma rápida pesquisa, descobrimos que, dos 113 compartilhamentos, 94 partiram do perfil de um cidadão chamado Eric Santos, cujo perfil é ilustrado com a foto de um belo carro amarelo (Lamborghini? Ferrari?).

Lançamos mão de ferramentas disponibilizadas pelo Google e descobrimos que Eric, na verdade, chama-se Kostadin Delimitov. É um famoso apresentador de TV na Macedônia, terra dos gloriosos reis Felipe e Alexandre, o Grande.

Kostadin – transformado em Eric, um eleitor entusiasta de Vanderlan – trabalha na emissora de TV Libertas. Talvez dê um pulinho em Goiás para ajudar na campanha do candidato que usa a sua foto inadvertidamente nas redes sociais. Mas o fato é que Eric não existe.

Há outras histórias curiosas, como da menina norte-americana de 14 anos que foi sequestrada pelo ex-namorado e agora pede votos para Vanderlan. Ou do pai norueguês que agora vive em Trindade. Há também o caso da menina que lidera uma campanha na Inglaterra em favor de pacientes com câncer e agora compartilha material de campanha do PSB, assim como a jovem dinamarquesa apaixonada por moda.

Acompanhe e divirta-se.

Clique aqui para ver o site do nosso amigo Kostadin (Eric).