quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesGoiás

TRE decide que essa ilustração aí, inspirada no Tio Patinhas, não é crime eleitoral e que Vanderlan, mesmo não gostando, deve tolerar

O empresário Vanderlan Cardoso entrou com ação, no Tribunal Regional Eleitoral, declarando-se ofendido por uma ilustração publicada no Goiás 24 horas, em nota que informa que ele, Vanderlan, é um dos 3 candidatos a governador mais ricos do país – segundo levantamento da Folha de S. Paulo.

Vanderlan questionou a sua associação ao Tio Patinhas, personagem do universo Disney, que possui uma montanha de dinheiro – Vanderlan é dono de uma fortuna incalculável, tanto que obteve repercussão nacional paa a sua riqueza assim que as declarações patrimoniais dos candidatos a governador, em todos os Estados, foram processadas e feitas as devidas comparações.

Mas o TRE decidiu pela improcedência da ação de Vanderlan e disse, em sentença, que “as pessoas públicas, mormente as que se lançam na vida política, estão sujeitas a críticas advindas das pessoas que não coadunam com a postulação que almejam”. E mais: “Resta induvidoso que as postagens em análise, apesar de veicularem conteúdo contrário aos interesses eleitorais do candidato Vanderlan Cardoso, não violam o direito à honra e à dignidade do candidato”.

Por isso, o Tribunal não considerou a publicação da foto montagem do Tio Patinhas com a cara de Vanderlan Cardoso como crime eleitoral: “A crítica veiculada foi direcionada de forma exclusiva ao comportamento público ou social do candidato, ainda que ela seja eventualmente dura ou até mesmo incômoda e injusta, deve ser tolerada”, reza a sentença.

[vejatambem artigos=” 40739,40635,39517,38702,38700,38662… “]