terça-feira , 23 abril 2024
EleiçõesGoiás

Outro dado importante da pesquisa Serpes que a Pulcineli omitiu: no 2º turno, votos de Vanderlan e Gomide migram para Marconi

A matéria da repórter política Fabiana Pulcineli, em O Popular, neste domingo, apresentando os resultados da nova rodada da pesquisa Serpes, faz o possível para minimizar os resultados favoráveis ao governador Marconi Perillo.

Um exemplo: Fabiana Pulcineli esconde, no corpo da matéria, em 6 linhas redigidas maliciosamente, que o Serpes, pela primeira vez, apontou que Marconi tem mais votos válidos que a soma dos demais candidatos e, por isso, venceria a eleição no 1º turno.

Outro exemplo: a jornalista omite que, em um eventual segundo turno, existe uma forte migração de votos de Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide para o governador, que venceria com folga Iris Rezende, conforme mostra a simulação do Serpes, por 46,7% a 34%.

Marconi, com 39,3% no 1º turno, sobe para 47,7% no 2º turno – um crescimento de 7,4 pontos de intenções de votos que, naturalmente vêm dos candidatos da oposição. Iris, como 25,1% no 1º turno, passa para 34% no 2º turno, crescendo pouco mais que Marconi, ou seja, 8,9 pontos, que também vêm dos demais candidatos.

Vanderlan e Gomide, no 1º turno, pelo Serpes, têm juntos 13,1% – que, como se viu, não vão na totalidade para Iris, o que significa que parte das intenções de voto dos dois, no 2 turno, estão indo para Marconi.

Em resumo: Marconi ganha no 2º turno com o reforço considerável dos votos de Vanderlan e Gomide.

[vejatambem artigos=” 40976,40983,40985,40987… “]