quarta-feira , 24 abril 2024
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Marketing: não existe nenhum caso, no Brasil, de um candidato que tenha vencido uma eleição com campanha de pancadaria

O Goiás 24 Horas propõe um desafio aos seus leitores: quem é capaz de lembrar uma única campanha, tanto aqui no Estado quanto no país, em que um candidato tenha vencido uma eleição majoritária batendo nos seus adversários.

Ninguém se lembra, certo?

E mesmo assim Iris Rezende, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide seguem desenvolvendo uma estratégia agressiva de campanha, priorizando ataques e pouca importância dando às propostas – aliás, quando apresentam alguma proposta, é sempre dentro de um contexto de críticas e pichação ao governador Marconi Perillo.

Um exemplo: Lula, em 2002, venceu a eleição apenas explorando a ideia de uma renovação do poder federal e em nenhum momento fazendo qualquer ataque ao seu adversário, na época José Serra.

Outro exemplo, este em Goiás: Marconi Perillo, praticamente um desconhecido, venceu o todopoderoso Iris Rezende em 1998 com uma campanha que também propôs a renovação, mas não atacou o adversário em momento algum. Ao contrário, quem partiu para a baixaria foi Iris, que, no segundo turno, chegou a exibir cheques sem fundo, supostamente atribuídos a Marconi, e acabou fragorosamente derrotado.

Iris, Vanderlan e Gomide, na campanha deste ano, querem reinventar a roda: atacam Marconi dia e noite, mas nunca, desde o início da campanha, conseguiram produzir qualquer abalo no 1º lugar que o tucano ostenta nas pesquisas – e crescendo. Até agora, não chegaram a nenhum resultado positivo para eles.

É a prova: campanha de pancadaria não funciona.

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