terça-feira , 23 abril 2024
Goiânia

Debate sobre IPTU escancara motivo pelo qual Jeovalter foi nomeado secretário por Paulo Garcia: ele esconde informações como ninguém

A prefeitura de Goiânia faz de tudo para tumultuar o debate sobre o aumento de IPTU, inclusive escondendo informações para confundir a população. O objetivo da turma é evitar desgastes à imagem do prefeito Paulo Garcia (PT).

Há meses que os vereadores dizem que não é correto votar o reajuste nas alíquotas do imposto sem ter conhecimento da Planta de Valores – estudo que define o valor venal de cada imóvel da Capital. É que, para saber o valor real do IPTU que cada cidadão vai ter que pagar, é preciso cruzar a Planta com as alíquotas. A nova alíquota já entrou em tramitação na Câmara, mas a Planta… ninguém sabe dela.

O jornal O Popular deste sábado traz uma notícia grave: a Planta estaria pronta desde agosto, mas escondida em uma gaveta qualquer da Secretaria de Finanças. O motivo é claro: esconder informações e impedir a discussão, já que vazou a informação de que o aumento de IPTU deve ser de, pelo menos, 400%.

O episódio explica com clareza porque Paulo Garcia (PT) escolheu Jeovalter Correia para ser o seu secretário de Finanças. Jeovalter esconde informações como ninguém e não se importa em dar de ombros para a imprensa e para a opinião pública. Em português bastante claro: ele está se lixando para o que pensam dele, desde que o projeto político do chefe, Paulo Garcia, não seja contaminado.

Quem acompanha o trabalho da prefeitura há mais tempo sabe que entre Jeovalter o seu antecessor, Cairo Peixoto, existe um abismo de diferenças de comportamento – e, pelo visto, de caráter.

Cairo jogava limpo, e graças apenas a ele o goianiense hoje sabe que a administração afundou-se em um déficit impagável, e dívidas com fornecedores que, no começo do ano, giravam na casa dos R$ 300 milhões. Foi por ser transparente, aliás, que foi demitido.

Jeovalter, por outro lado, insiste em dar um tom político ao seu trabalho, tratando quaisquer críticas como “sabotagem da elite”. O secretário não é petista, mas flerta como poucos com a trucagem barata e desonesta de discurso inventada pelo ex-presidente Lula.

Talvez por isso ele tenha se aproximado do prefeito. Eles se merecem e se completam.

 

 

 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...