quarta-feira , 24 abril 2024
Goiânia

Afrouxamento do Plano Diretor e aumento do IPTU mostram que a Câmara desistiu de dar satisfações para Goiânia

Não é de hoje que os vereadores da Câmara Municipal de Goiânia se afastam da população que os elegeu, mas de uns anos para cá a sensação é a de que a distância cresceu a passos largos.

Exemplo disso foi a aprovação de dois projetos altamente prejudiciais à cidade, e que interessavam apenas ao prefeito Paulo Garcia (PT) e seus aliados: o afrouxamento do Plano Diretor, que entregou a cidade para o mercado imobiliário (financiador de campanhas eleitorais), e o reajuste das alíquotas do IPTU, que deve proporcionar um aumento de até 400% no imposto.

Faça as contas: o seu salário aumentou 400% nos últimos anos? É claro que não. Mesmo assim, o projeto foi aprovado em primeira votação por 19 votos a 14, graças ao rolo compressor administrado pelo secretário de Finanças, Jeovalter Correia, e três vereadores fieis ao prefeito: Carlos Soares (PT), Clécio Alves (PMDB) e Célia Valadão (PMDB).

Outra pergunta interessante: quais argumentos levaram estes 19 vereadores a votar a favor do aumento do IPTU? Seriam cargos comissionados na prefeitura, cujo salário é pago – outra vez – com o suor do contribuinte? Ou favores extra-republicanos fechados no subterrâneo do Paço Municipal, sediado no Park Lozandes?

Seja o que for, está alheio aos interesses da população, que já paga a mais alta carga tributária do mundo.

A prefeitura alega que depende do reajuste estratosférico do IPTU para reequilibrar as contas, mas não ouve dos senhores vereadores a pergunta que vem das ruas: qual a origem do desequilíbrio nas finanças do município? Quem o causou? Foi herança do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB)?

A Câmara de Goiânia se perdeu. Salvo raras exceções, como Elias Vaz, Dra. Cristina, Thiago Albernaz, Geovani Antônio, Pedro Azulinho, Anselmo Pereira, Virmondes Cruvinel e Djalma Araújo, o resto bate ponto na Casa apenas de olho no jogo rasteiro do fisiologismo. Tenham a certeza, porém, que o goianiense não esquecerá o nome de cada um de vocês que abdicou do direito sagrado de defender o povo em troca, quem sabe, de alguns vinténs.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...