quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesGoiás

“Desde o início do 1º turno, Marconi está em tendência de alta e Iris em baixa”, aponta dono do Fortiori. “Não há possibilidade de virada”, diz

O jornalista Gean Carvalho, dono do instituto Fortiori, diz que o 2º turno em Goiás está definido e que o governador Marconi Perillo será reeleito para o 4º mandato.

“A análise de eleições anteriores nos mostra que o 2º turno carrega o filme do 1º turno, não é uma eleição que começa do zero. E o que nós vimos durante toda a campanha foi uma linha de crescimento da candidatura de Marconi e uma linha de queda da candidatura de Iris Rezende”, explica Gean Carvalho, acrescentando “que, em votos totais, o governador Marconi começou a campanha de 1º turno com 37% das intenções de voto e teve na eleição 42%. Iris, ao contrário, começou com 30% e teve 25% dos votos totais, aqueles que computam também os brancos e nulos”.

O jornalista prossegue registrando que, “em nenhum momento, a candidatura de Iris esboçou qualquer tipo de reação durante o 1º turno”, explica Gean. “Não foi a performance de Iris que levou a eleição para o 2º turno, mas um crescimento na reta final das outras candidaturas, especialmente de Antônio Gomide”.

Para fechar o seu raciocínio, Gean Carvalho lembra que, “nas eleições de 2010 para governador, houve apenas duas viradas de 2º turno no Brasil. Em ambas, no Amapá e em Roraima, os candidatos que viraram a eleição terminaram o 1º turno com apenas 1 ponto atrás do líder. Não há histórico de viradas no 2º turno quando um candidato termina quase 20 pontos atrás, como aconteceu em Goiás”, finaliza.

[vejatambem artigos=” 42173,42099,41964,41938… “]