quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesGoiás

Em sua 4ª punição às baixarias da campanha de Iris, Tribunal Regional Eleitoral tira desenho animado do “rei mandão” do ar

Acompanhando decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que determinou a retirada de ataques pessoais da campanha de Dilma Rousseff, na televisão, ao candidato Aécio Neves, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu agora há pouco proibir a campanha de Iris Rezende de difamar o governador Marconi Perillo com o desenho animado do “rei mandão”.

Assim como o TSE, o TRE goiano acolheu a tese da coligação de Marconi de que “o horário eleitoral gratuito não foi feito para ataques pessoais, mas para a apresentação de programas de governo, e que não se deve gastar o dinheiro público para esse tipo de ataque” – alusão ao fato de que as empresas detentores de canais de televisão recebem compensações fiscais pela veiculação do horário eleitoral.

Já na noite desta sexta-feira, o programa de Iris não pode exibir o desenho animado, sob pena de ser punido com o corte de tempo de televisão nos próximos dias.

Essa é a quarta decisão do TRE-GO que pune baixarias veiculadas no programa de televisão do PMDB. Além da proibição para o desenho animado, já foram vetados também: 1) a gravação de uma conversa falsamente atribuída ao presidente da Agetop, Jayme Rincón, 2) a fala de Ronaldo Caiado denunciando sem provas um futuro esquema de caixa 2 no Detran e 3) a exploração do “caso Cachoeira” também sem provas que liguem o governador ao empresário.