sábado , 20 abril 2024
EleiçõesGoiás

Justiça Eleitoral continua punindo as baixarias de Iris: sai nova decisão, a 5ª, proibindo ataques pessoais e caluniosos a Marconi

O Tribunal Regional Eleitoral continuou trabalhando neste fim de semana para coibir o festival de baixarias que comanda os programas de Iris Rezende no rádio e na televisão.

Até agora, já foram 4 decisões proibindo baixarias e calúnias contra o governador Marconi Perillo. Neste sábado, saiu mais uma, a 5ª: a partir de agora, Iris não pode mais usar os vocábulos “mentira” e “mentiroso”, quando se referir ao seu adversário.

“O horário eleitoral foi concebido não para ser local de ataques e ofensas recíprocas, de índole pessoal, mas sim para a divulgação e discussão de ideias e de planos políticos, lastreados no interesse público e balizados pela ética, pelo decoro e pela urbanidade”, assinala a decisão do TRE que puniu a coligação irista.

A sentença do Tribunal explica que “a nova orientação do Tribunal Superior Eleitoral é no sentido de que a propaganda eleitoral seja utilizada para a apresentação de propostas dos candidatos e que eventuais críticas devem ser direcionadas apenas à forma de administrar dos candidatos, atendo-se ao campo das ideias”. Nesse sentido, acrescenta o TRE, “a utilização de vocábulos tais como ‘mentira’ e ‘mentiroso’ conduz a uma crítica de cunho pessoal e, assim, é estranha aos paradigmas fixados pelo TSE, motivo pelo qual não deve ser tolerada”.

[vejatambem artigos=” 42363,42360,42367,42338… “]