quinta-feira , 18 abril 2024
EleiçõesGoiás

Debate foi bom para Marconi e ruim para Iris porque não trouxe nada de novo que possa influenciar no resultado da eleição. Ou seja: foi zero à esquerda

O debate promovido na manhã desta segunda pela nrádio CBN e jornal O Popular não tem potencial para causar qualquer efeito sobre o resultado da eleição no próximo domingo. É o que se chama, no jargão do marketing político, de “debate esterilizado”.

Ou seja: o governador Marconi Perillo, que lidera as pesquisas, segue como franco favorito, enquanto Iris Rezende, que já exibe o carimbo de derrotado – mais uma vez – na testa, continua do mesmo jeito.

O debate mostrou o mesmo Iris de sempre: comedido no início, por influência dos seus marqueteiros, mas aos poucos perdendo o controle e enfim, na maior parte do tempo, exaltado, gesticulando forte, espumando pela boca e se auto-apresentando como o melhor, mais perfeito e maravilhoso político que já existiu.

Já o governador Marconi Perillo procurou e conseguiu se mostrar equilibrado e ponderado. Cumprimentou Iris no início do debate, condenou repetidas vezes a campanha de baixarias, apresentou os números do seu Governo e, da metade para o fim, tentou levar a discussão para o campo das propostas, infrutiferamente diante da insistência de Iris em se manter no ataque.

Em resposta aos ataques de Iris, Marconi bateu forte no velho cacique peemedebista, que se indignava – Iris não gosta de ser questionado.

Enfim: um debate zero à esquerda, prejudicado além do mais pela péssima condução dos organizadores, que escolheram perguntas dos leitores sem possibilidade de enriquecer o confronto e além do mais com a repórter política Fabiana Pulcineli fazendo perguntas sobre fatos passados e não sobre propostas.