quarta-feira , 24 abril 2024
EleiçõesGoiás

Samuel Belchior diz que maioria do eleitorado goiano vende o voto por dinheiro “para trocar telhado e pagar IPVA e conta de luz e água”. E que a “imprensa é vendida para o Governo”

O presidente estadual do PMDB, deputado Samuel Belchior (sim, aquele mesmo enroladíssimo na Operação Miqueias, que teve inclusiva a prisão requerida pela Polícia Federal), desabafou em entrevista à rádio CBN, nesta terça-feira, e atribuiu a derrota de Iris Rezende à submissão do eleitorado goiano ao poder econômico.

Segundo Samuel Belchior, Iris perdeu a eleição porque “faltou dinheiro”. Ele acrescentou que, hoje, “um candidato pode chegar numa cidade de 3 mil eleitores e contratar 2 mil, dizendo que são cabos eleitorais. Na verdade, o sujeito tá recebendo o dinheiro ali para trocar o telhado, para pagar o IPVA, para pagar a luz, para pagar a energia, isso acontece”.

Ele garante que apenas uma pequena parcela do eleitorado discute e é consciente, orientando o seu voto por razões superiores, mas “é predominante a tendência de votar por dinheiro, a grande maioria vota de acordo com o seu interesse direto, o servidor vota em que vai dar aumento, quem não tem uma casa vota em quem vai dar a casa, o dinheiro acaba se sobrepondo a qualquer situação”.

Ele fez considerações também sobre a imprensa goiana, alegando que a força do Governo impede que as atividades da oposição venham a ser divulgadas pelos veículos de comunicação do Estado.