terça-feira , 23 abril 2024
EleiçõesGoiás

Confiabilidade é o principal fator para definir o próximo presidente da Assembleia, que é elemento primordial da governabilidade

Do ponto de vista do Poder Executivo, o nome que vai ocupar a presidência da Assembleia, na próxima Legislatura, precisa ser amadurecido politicamente e dotado de elevado grau de confiabilidade – o que inclui um mix de lealdade, equilíbrio pessoal e competência para a articulação parlamentar.

Dentro da estrutura real de poder, em Goiás, a presidência da Assembleia é um elemento chave. É por ali que passam decisões da maior importância para a governabilidade do Estado,cujas principais decisões dependem de aprovação prévia do Legislativo.

Nos últimos oito anos, a Assembleia foi comandada, em sistema de rodízio, pelos ex-deputados Jardel Sebba e Helder Valin, que foram essenciais para a consecução dos projetos do governador Marconi Perillo e criaram uma doutrina: em momento algum, o Legislativo pode representar qualquer tipo de empecilho para o Governo. Ao contrário: a tranquilidade do governador, em relação ao seu apoio parlamentar,deve ser absoluta. Nesse sentido, Jardel e Valin nunca falharam.

Mais cedo ou mais tarde, essa visão deve se sobrepor ao processo de escolha e eleição do novo presidente da Assembleia e definir a indicação final.