sexta-feira , 29 março 2024
EleiçõesGoiás

Hélio de Sousa articula a própria expulsão do DEM, pretende se filiar ao PSDB e assim se viabilizar para presidente da Assembleia

O atual presidente da Assembleia, Hélio de Sousa, que assumiu depois da renúncia de Helder Valin (indicado para o Tribunal de Contas do Estado), está articulando a sua própria expulsão do DEM – o que permitiria a ele se filiar ao PSDB sem correr o risco de perder o mandato e, como integrante da maior bancada da Casa, se viabilizar para continuar presidindo o Poder no biênio que começa em fevereiro de 2015.

Embora não se trate de determinação legal, manda a tradição que a bancada com maior número de deputados estaduais escolha, entre os seus membros, o presidente do Legislativo.

O PSDB, na próxima Legislatura, terá 7 deputados e se constituirá como a bancada com maior número de parlamentares. Caso a “operação” de Hélio de Sousa dê certo, passará para 8.

No momento, há 3 candidatos em “campanha” para a presidência da Assembleia: José Vitti, do PSDB; Francisco de Oliveira, do PHS; e Lincoln Tejota, do PSD. Os 2 últimos contam com uma ruptura da tradição de entregar à maior bancada a prerrogativa de indicar o chefe do Poder.

[vejatambem artigos=” 42835,42824,42822,42611… “]